As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

G1 - http://g1.globo.com/
18/05/2018
Programacao esportiva e cultural busca divulgar atrativos turisticos do Parque Estadual Serra Nova, no Norte de MG

Programação esportiva e cultural busca divulgar atrativos turísticos do Parque Estadual Serra Nova, no Norte de MG
Ação acontece neste domingo (20), com entrada gratuita da população ao parque; local possui quase 50 mil hectares de área protegida e o Circuito busca incentivar turismo local.

Por G1 Grande Minas
18/05/2018 07h25 Atualizado 18/05/2018 07h25

O 1o Circuito de Ecoturismo Cultural do Parque Estadual de Serra Nova e Talhado, localizado no Norte de Minas, será realizado no próximo domingo (20). A ação visa incentivar o turismo regional e divulgar os atrativos do local, que tem quase 50 mil hectares de área protegida e percorre cinco municípios; Porteirinha, Serranópolis de Minas, Mato Verde, Rio Pardo de Minas e Riacho dos Machados.

A programação será dividida em atividades esportivas, com limite de vagas e que precisam de inscrição prévia, além de ações culturais no parque, que terá entrada gratuita aos visitantes. Segundo Rômulo Luís Barbosa, presidente da associação Suber, uma das realizadoras da programação, o objetivo é mostrar o potencial turístico da região aos visitantes. "O principal objetivo da associação é promover a ecologia, preservar a natureza e resgatar a cultura. Preocupados com isso, pensamos em promover este primeiro encontro. Escolhemos atividades esportivas que o pessoal mais prática na região; temos um potencial muito grande do trekking, por exemplo. São vários atrativos no parque e escolhemos a região do cerrado como local para este circuito".

Durante o dia, o participante poderá se inscrever para passeio ciclístico, trekking e ainda para o encontro de cavaleiros. Além da parte esportiva, o parque receberá shows musicais, barracas de comidas típicas da região e exposição de artesanato. "O parque ficará aberto ao público para além das atividades esportivas, com outras atrações durante o dia", afirma Rômulo Luís.

O passeio ciclístico e trekking são limitados a 100 inscrições; o encontro de cavaleiros não terá limite de inscritos. O participante deve entrar em contato com os promotores de cada atividade, através do site. A programação terá início a partir das 8h.
Parque

Criado através de lei estadual em 2003, o parque tem recebido nos últimos anos mais atenção e projetos para viabilizar sua infraestrutura de visitação. Segundo Rômulo Luís, alguns pontos do parque já estão abertos para visitação e as trilhas estão sendo estruturadas. O plano de manejo do local, segundo ele, está na fase final do projeto.

"Queremos apresentar o parque para a população. É um início de um trabalho, é o primeiro evento grande que estamos fazendo. A associação tem um ano, formada por amigos, pessoas de áreas diferentes, que querem o melhor para o meio ambiente. Estamos qualificando a equipe, as pessoas, com treinamento local, qualificação de guias. A ideia é valorizar as pessoas da região".

O parque tem uma grande área de vegetação, com campos rupestres e árvores nativas de várias espécies, além de diversos animais silvestres. O local também abriga nascentes de rios que cortam a região, o que proporciona a formação de corredores de água e cachoeiras, como a Cachoeira do Serrado.

Para chegar ao parque, um dos pontos de referência é a estrada Porteirinha sentido Mato Verde. No km 13 da estrada, uma placa indica a entrada da Cachoeira do Serrado.

https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/programacao-esportiva-e-cul...