Ufopa lança livro sobre comunidades em UC no Pará

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/09/2018
Ufopa lança livro sobre comunidades em UC no Pará
03 de Setembro de 2018, 17h22

Publicação é resultado do projeto de pesquisa "Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais: O caso da Flona Tapajós, Belterra - PA".

No dia 13 de setembro de 2018, professores e alunos de graduação do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Ufopa lançam na Feira do Livro do Baixo Amazonas a publicação "Floresta Nacional do Tapajós: território, economia, gestão e manejo de recursos naturais na Amazônia". Aberto ao público, o lançamento ocorrerá às 20h30, no estande da Prefeitura Municipal de Santarém, no Espaço Pérola do Tapajós. A Flona é gerida pelo Insituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Organizado pelo professor Márcio Júnior Benassuly Barros, da Ufopa, o livro é resultado do projeto de pesquisa "Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais: O caso da Flona Tapajós, Belterra - PA", executado no período de 2015 a 2017 na Ufopa, que contou com a participação de alunos voluntários do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Ufopa. Constituída por nove capítulos, a obra está dividade em três partes que abordam estudos realizados nas comunidades de São Domingos, Maguari e Jamaraquá.

O livro tem como co-autores os discentes do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional: Andressa da Silva Paz, Rafael Stanley do Carmo Henriques, Erick Rodrigo Porto Pinho, Ellen Christina Santos Maia, Sandra Karolline de Melo Batista Pontes, Giuliana Gonçalves Pereira da Silva e Aline Raissa Mota da Silva. O prefácio da obra é do diretor do Instituto Cultural Boanerges Sena e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap), Cristovam Sena.

Segundo o professor Márcio Banassuly, os resultados do projeto de pesquisa subsidiaram a elaboração de cinco Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), além de três artigos apresentados em eventos nacionais e internacionais e dois artigos inéditos escritos para esta publicação. Fizeram parte do projeto 12 estudantes voluntários do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Ufopa, dos quais cinco figuram como autores de capítulos.

"O lançamento do livro é um grande sonho realizado, pois estamos devolvendo para a sociedade o resultado das pesquisas sistematizadas durante dois anos e que mostram, fundamentalmente, que manter a floresta em pé pode sim ser lucrativo para o Estado e para as populações tradicionais usuárias de territórios na Amazônia", afirma Banassuly.

Durante o lançamento, exemplares do livro serão doados para os parceiros do projeto, como instituições federais, estaduais, municipais, comunidades pesquisadas, entre outros.

Acesse o e-book da obra aqui.

Sobre o organizador da obra: Márcio Benassuly é geógrafo formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com doutorado em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). É professor e pesquisador da Ufopa e líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (GPDAM), registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificado pela Ufopa.

Serviço: Lançamento do livro "Floresta Nacional do Tapajós: Território, economia, gestão e manejo de recursos naturais na Amazônia"

Data: 13 de setembro de 2018

Horário: 20h30

Local: Feira do Livro do Baixo Amazonas, estande da Prefeitura Municipal de Santarém, no Espaço Pérola do Tapajós.

Informações: Comunicação/Ufopa

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9937-ufopa-lanca-livro-sobre-comunidade-da-flona-do-tapajos
Produção Cultural:Literatura

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.