Aeroporto e Parque: turismo e futuro na Serra da Capivara

Capital Teresina - http://www.capitalteresina.com.br - 23/11/2015
Porque vale a pena acreditar e investir no turismo da região


O município abriga parte do Parque Nacional Serra da Capivara, uma das principais atrações turísticas do Piauí. Por muito tempo turistas e visitantes precisaram enfrentar estradas ruins para chegar ao local. Porém, os investimentos dos últimos 12 anos em melhoria dessas vias mudou esse quadro.

Além de rodovias em bom estado, o turista agora conta com o Aeroporto recém inaugurado (que leva o nome do Parque). Investimentos em infraestrutura que visam garantir uma chegada mais rápida e segura ao Berço do Homem Americano, e prometem desenvolver o potencial turístico da região.

Uma região promissora

Mas não é apenas São Raimundo Nonato que espera desenvolvimento através do turismo arquelógico e ambiental. Os limites do Parque Nacional Serra da Capivara envolvem também os municípios de Coronel José Dias, João Costa e Brejo do Piauí. Entre os 04 municípios, João Costa possui a segunda maior parte do territorio do Parque e abriga diversos sítios, como os das localidades São João Vermelho, Cambraia, Alegre e Pedra Una.

"Antes as pessoas iam de São João do Piauí para São Raimundo Nonato aqui por 'dentro'. Hoje é possível restaurar esse caminho, em consonância com o governo estadual e com a Fumdham [Fundação Museu do Homem Americano), e incluir nosso município nessa rota turística", defendeu o prefeito de João Costa, Gilson Castro, referindo-se a uma antiga estrada que cruza o parque e caiu em desuso após a pavimentação asfáltica da BR-020.

"Para preparar a cidade, investimos em infraestrutura e em educação. Nosso município é rico em água, o que também pode atrair turistas e investidores. Para tornar ainda mais atrativo, instalamos internet gratuita no Cambraia e vamos instalar em mais localidades. Estamos investindo para receber turistas e para atrair empresários e investimentos no setor hoteleiro, que podem apostar em hotéis e chácaras em locais que levam aos sítios", completou o gestor.

Gilson Castro informou ainda ter solicitado ao governador Wellington Dias que incluísse João Costa na rota turística do Parque. "Fomos prontamente atendidos, o governador autorizou a pavimentação asfáltica e o governo do estado já entrou em ação. O DER [Departamento de Estradas e Rodagens] veio aqui e realizou o levantamento de viabilidade da pavimentação, então já estamos na fase de finalização do projeto de viabilidade", informou o prefeito.

"Além disso, João Costa foi incluso no PPA [Plano Plurianual] e no planejamento de aplicação dos R$ 10 milhões que o governador anunciou para o investimento no turismo da Serra. Esperamos também envolver todos os municípios da região para torná-la mais uma rota turística do Piauí", completou o gestor.

O envolvimento com as atividades turísticas do Parque é almejado por diversos municípios da região. "O turista pode conhecer nossos parreirais, seguir para a Serra da Capivara, tanto por João Costa como por Coronel José Dias, conhecer o Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, depois seguir para a Serra das Confusões, enfim, seria uma nova Rota das Emoções", defendeu o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, que também planeja integrar o município (que faz parte do Território Serra da Capivara), situado a 100 km de São Raimundo Nonato, à rota turística do Parque.

Serra da Capivara

A Serra da Capirava tem grande potencial turístico. É o maior sítio arqueológico aberto do mundo. Estima-se que, após funcionamento do Aeroporto, o Parque seja capaz de receber um milhão de turistas/ano. De acordo com a Fumdham, o Parque possui grande concentração de sítios arqueológicos, grande parte contendo pinturas e gravuras rupestres, nos quais se encontram vestígios extremamente antigos da presença do homem (100.000 anos antes do presente).

São ao todo 912 sítios cadastrados, sendo 657 com pinturas rupestres. Além disso, possui outros sítios ao ar livre (acampamentos ou aldeias) de caçadores-coletores, aldeias de ceramistas-agricultores, ocupações em grutas ou abrigos, sítios funerários e sítios arqueo-paleontológicos

Além da riqueza arqueológica, o meio ambiente local apresenta vales e planícies, sendo o Parque Nacional Serra da Capivara o único Parque Nacional situado no domínio morfoclimático das caatingas.

Sua fauna e flora específicas são diversificadas e ainda pouco estudadas. É considerada uma das últimas áreas do semi-árido detentoras de importante diversidade biológica. As paisagens locais, que expressam uma beleza natural, surpreendem com pontos de observação privilegiados e também contribuem para o desenvolvimento do turismo cultural e ecológico, e, consequentemente, para o desenvolvimento da região.

Turismo e futuro

"O território Serra da Capivara já é uma área bastante atraente por seus mistérios e pela receptividade de seu povo. Com a inauguração do Aeroporto, sem dúvidas será um dos destinos mais procurados no setor turístico do nosso estado. Veremos daqui há alguns anos um grande desenvolvimento daquela região", defendeu o Secretário de Turismo, Flávio Nogueira Júnior.

Desenvolvimento que se tornará possível com as atividades do Aeroporto Serra da Capivara. Uma obra envolta em polêmicas, mas que é muito importante e merece um voto de crédito do piauiense. É o que vamos ver em nossa próxima matéria.



http://www.capitalteresina.com.br/noticias/piaui-terra-do-futuro/um-voto-de-credito-para-o-aeroporto-de-sao-raimundo-nonato-34715.html
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.