Agentes são treinados em floresta paulista

OESP, Vida, p. A16 - 15/09/2009
Agentes são treinados em floresta paulista
Em curso de 40 dias, 175 analistas ambientais vão aprender a gerir e fiscalizar parques

José Maria Tomazela
Sorocaba

Para reforçar a fiscalização contra o desmatamento e outros crimes ambientais na Amazônia, 175 analistas estão sendo treinados na Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, em Iperó, região de Sorocaba (SP).

Em 40 dias, eles vão aprender desde a gestão dos parques nacionais até ações de fiscalização, como autuação, multa e apreensão de espécies da fauna e da flora retiradas das unidades de conservação e do entorno. Os analistas têm poder de polícia administrativa.

Os novos agentes serão destinados às quase 200 unidades de conservação na Amazônia Legal, segundo o chefe da Flona de Ipanema, Alexandre Cordeiro. "Essa região concentra dois terços das 304 unidades de conservação federais, mas tem apenas um quarto dos agentes", afirma. A formação desses analistas, aprovados em concurso, ajudará a reduzir a defasagem de pessoal.

Segundo Cordeiro, enquanto o Serviço Nacional de Parque dos Estados Unidos dispõe de 16 mil servidores para fiscalizar 35 milhões de hectares, o Instituto Chico Mendes tem 2,2 mil para cobrir uma área protegida muito maior, de 78 milhões de hectares. Será a primeira turma formada na Academia Nacional de Biodiversidade, inaugurada neste mês, na Flona de Iperó. O curso vai durar 40 dias e os ambientalistas terão também aulas práticas.

"A Floresta de Ipanema, que já abrigou um centro de engenharia agrícola, oferece condições interessantes para o aprendizado", diz Cordeiro.

A área, de 5 mil hectares, possui um dos principais remanescentes de mata atlântica do planalto paulista e, por estar em uma região em processo de urbanização, será usada para exercícios de monitoramento e fiscalização. A academia tem alojamento para 180 alunos e 50 instrutores, além de auditório, salas de aulas e refeitório.


Compare

2,2 mil agentes do Instituto Chico Mendes têm a obrigação de fiscalizar uma área protegida de 78 milhões de hectares

16 mil servidores do Serviço Nacional de Parque dos Estados Unidos são responsáveis por fiscalizar uma área bem menor, de 35 milhões de hectares

OESP, 15/09/2009, Vida, p. A16
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.