Aldeia Solimões inaugura sistema de água encanada movida a energia solar

G1- http://g1.globo.com - 13/02/2017
Um projeto implantado em forma de mutirões na aldeia indígena de Solimões, localizada às margens do rio Tapajós, em Santarém, no oeste do Pará, inaugurou um sistema de abastecimento de água potável para uso doméstico que vai beneficiar quarenta e quatro famílias. Há 31 anos que a aldeia não possuía serviço abastecimento de água encanada e coleta de esgoto e lixo.

A aldeia Solimões é a principal via de acesso à Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (Resex) e o trajeto é feito por meio fluvial, através de embarcações que saem de Santarém. Devido ao consumo inadequado de água do rio pelas populações ribeirinhas e atual contaminação por diferentes fontes, resultaram em doenças de veiculação hídrica mortalidade infantil por viroses e diarreias agudas

O projeto foi implantado em mutirões com os moradores e contou como apoio do Projeto Saúde e Alegria (PSA) em parceria com o ICMBio, Tapajoara e o Instituto de Energia e Ambiente (IEE/USP), o microssistema de Solimões é o primeiro feito na Amazônia usando um modelo solar flexível que dispensa a necessidade de baterias, mas garante uma alternativa de uso de diesel em caso de necessidade.

O ponto de partida foi o mapeamento das 44 casas e a escola da aldeia. Com ajuda técnica, foi feito um mapa e definido o ponto mais alto da aldeia com uma distância mínima de fossas para se perfurar o poço. Enquanto uns escavavam o caminho para levar a rede hidráulica, outros trabalhavam com técnicos na perfuração do poço e construção do elevado de concreto para instalar a caixa d'água do microssistema comunitário.


Água bombeada com energia solar


A bomba d'água flexível é movida a energia solar e dispensa o uso de baterias, usando um inversor que converte a corrente dos painéis em energia alternada. Quando não há sol e é necessário encher a caixa d'água, pode-se usar o diesel. Para bombear água do poço, é necessária energia.

Na região, o uso do diesel para produzir eletricidade ainda é a principal alternativa adotada. Devido aos avanços tecnológicos das últimas décadas, o esforço global para reduzir as emissões de gases estufa, com o crescimento da demanda por soluções limpas, com o barateamento de alternativas solares, o projeto inaugura também uma nova fase solar e flexível.


Gestão comunitária participativa


A construção do elevado para a caixa d'água, o mapeamento com GPS para definição de onde será a rede hidráulica subterrânea, a escavação de valas com um foi feito de forma participativa. A partir de oficinas, a própria aldeia criou o regimento do microssistema, um acordo firmado entre todos os moradores.

O documento traz uma lista de direitos e deveres, aponta os membros eleitos da comissão gestora, os operadores do sistema (que sabem ligar a bomba), a frequência das reuniões de avaliação, a identificação de vazamentos, a taxa de uso com despesas de manutenção, o valor é discutido e aprovado em Assembleia geral) e como trabalha o conselho fiscal.

Para a parteira e curandeira da aldeia, dona Maria Suzete, antes da implantação do sistema de água potável os moradores precisavam pegar água todos os dias com baldes no rio, carregar até em casa e ferver para poder usar. O trabalho de buscar a água ficava a cargo das mulheres e crianças, pois porque os homens na maioria das vezes estavam trabalhando. "Para as nossas crianças, aquela água do rio não é boa para beber. Agora tudo mudou, hoje é dia de festa! A gente acorda e já vem para a torneira encher a panela de água para fazer café", comemora



http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2017/02/aldeia-solimoes-inaugura-sistema-de-agua-encanada-movida-energia-solar.html
PIB:Tapajós/Madeira

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós-Arapiuns
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.