Após incêndio, parte alta do Parque Nacional do Itatiaia abre parcialmente

G1 - http://g1.globo.com/ - 26/07/2016
Abrigo Rebouças e área de camping ficarão fechados até quinta-feira (28).
Fogo começou na tarde de sexta (22) e foi controlado no domingo (24).


A entrada de turistas na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, foi parcialmente liberada na manhã desta terça-feira (26). Segundo a direção, a área de camping e o abrigo Rebouças permanecem fechados até quinta-feira (28) para apoio aos brigadistas que estão utilizando as estruturas para pernoite e alimentação.

Um incêndio antigiu a parte alta da reserva na sexta-feira (22). Segundo a direção do parque, o fogo começou em quatro pontos, na área do estado de Minas Gerais, espalhados em um território de mil hectares - equivalemente a mil campos de futebol. As chamas foram controladas no domingo (24), por equipes de brigadistas.

Área de 28 mil hectares
O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o ICMBio, que administra o local.

Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, o parque foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. Ele é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.790m.



http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2016/07/apos-incendio-parte-alta-do-parque-nacional-do-itatiaia-abre-parcialmente.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.