Arquivos da pré-história brasileira

CB, Caderno C, p.5 - 12/11/2003
Arquivos da pré-história brasileira
O Parque Nacional Serra da Capivara guarda imagens muito importantes da pré-história brasileira. Pinturas e gravuras rupestres encontradas lá mostram que os primeiros vestígios humanos no continente americano foram deixados há mais de 50 mil anos. A riqueza é tamanha que o local é considerado a maior concentração de sítios arqueológicos e o maior acervo desse tipo de pintura do continente. E foi tombado pela Organização das Nações Unidas para a Toda essa riqueza está retratada em uma obra que é o produto de duas décadas de estudo: Imagens da pré-história, da arqueóloga francesa Anne Marie Pessis, professora e coordenadora da Pós-graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nos anos 1980, ela integrou uma expedição franco-brasileira à região desconhecida no sudeste do Piauí, onde hoje está o parque.
As descobertas iconográficas retratadas nos cinco capítulos do livro mostram os encantos naturais da região. Além das belas imagens e fotos da obra, os documentos testemunham outra realidade: as dificuldades enfrentadas pelos homens que habitaram uma terra sem água, sem árvores ou esperança. A tradição da região Nordeste tem um papel marcante nessa trajetória.
O olhar de Anne, diretora científica da Fundação Museu do Homem Americano, surpreende os especialistas pelas reflexões. E promete agradar ao grande público. Para ela, as imagens permitem compreender melhor a profundidade e complexidade do pensamento dessas comunidades pré-históricas. "É um compromisso com a diversidade cultural dos indígenas que viviam no país, antes da chegada dos europeus", diz. Anne estará na Universidade de Brasília (UnB) hoje para falar sobre os conhecimentos já adquiridos com as pinturas. Também hoje, à noite, ela vai lançar o livro na capital. Confira a entrevista que a pesquisadora concedeu ao Correio.

Imagens da Pré-Historia
Livro da arqueóloga Anne Marie Pessis sobre a Serra da Capivara. Editora Fundação Museu do Homem Americano (Fundham). Palestra da autora hoje, às 16h, no Departamento de Antropologia da UnB. Lançamento do livro hoje, às 19h, no Café Daniel Briand (CLN 104, Bloco A, loja 26).

Acervo iconográfico
Correio Braziliense: Por que estudar a Serra da Capivara?
Anne Marie Pessis: A região do Parque Nacional possui um acervo gráfico e iconográfico pré-histórico muito importante em termos quantitativos e qualitativos. São os primeiros registros da pré-história que se conservaram até hoje. Uma fonte de informações privilegiadas para a reconstituição pré-histórica da presença humana no Brasil.
Correio: Qual a maior importância do trabalho?
Anne Marie: Primeiro, ele é uma homenagem dos pesquisadores da região do Parque Nacional à memória indígena. As imagens foram feitas continuamente durante, no mínimo, seis mil anos. Funcionavam como registro gráfico da tradição oral do conhecimento e tinham uma participação importante nos ritos de transmissão desse saber. Era importante fundamentar as descobertas.
Correio: Por que a tradição do Nordeste merece destaque no livro?
Anne Marie: Segundo os dados disponíveis hoje, ela é um acervo iconográfico de grande narratividade e diversificação. As temáticas tratadas, a diversidade de técnicas utilizadas, a representação do tempo e do espaço fazem dessas pinturas uma fonte de estudo inesgotável para várias gerações de arqueólogos. Essa tradição está dispersa no nordeste do país e, apesar, de ter sofrido transformações, manteve sua identidade original.

CB, 12/11/2003, p. 5
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.