Às moscas, aeroporto na Serra da Capivara é internacional só no nome

FSP, Mercado, p. A13 - 17/02/2016
Às moscas, aeroporto na Serra da Capivara é internacional só no nome

DANIELE BELMIRO
DE SÃO PAULO

Era para ser um aeroporto internacional, receber voos das principais empresas aéreas do país e facilitar o acesso dos turistas ao Parque Nacional Serra da Capivara.
Mas 12 anos e R$ 18 milhões depois, o Aeroporto Internacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no interior do Piauí, é internacional apenas no nome. E até hoje, quatro meses após ser inaugurado, nunca recebeu um voo comercial.
Apenas 25 aeronaves particulares, com cerca de 80 passageiros, passam pela pista por mês. O terminal de passageiros permanece fechado desde a inauguração, e o custo mensal de manutenção do aeroporto é de R$ 150 mil, pagos pelo Estado do Piauí.
A construção era reivindicação antiga dos pesquisadores do parque. A expectativa era que o empreendimento, bancado pela União e pelo Estado, atraísse mais turistas.
Mas o parque, nos 12 anos de obras do aeroporto, foi se deteriorando e perdendo visitantes, segundo a arqueóloga Niède Guidon, uma das responsáveis.
Sem receber verba do governo, o parque não tem dinheiro para fazer a manutenção nem para pagar aos funcionários, que passaram de 270 a 40, segundo Guidon.
Para ela, o atraso na obra contribuiu para a situação. "O aeroporto mais próximo é o de Petrolina (PE), a 350 km, e as estradas são péssimas."
SEM DEMANDA
O governo do Piauí diz que a obra do aeroporto demorou por causa de atrasos no repasse do Ministério do Turismo e por um embargo do Ministério Público Federal, que investigava irregularidades.
O aeroporto tem autorização da Anac (agência de aviação civil) para funcionar, mas as companhias dizem não haver demanda, segundo o secretário de Transportes do Piauí, Guilhermano Pires.
O Estado oferece isenção de tarifas e subsídios às empresas e até se propôs a patrocinar os voos com publicidade na aeronave. "Mas as companhias não conseguem fechar equação financeira para viabilizar as operações."
Apesar de ser internacional no papel e no nome, o aeroporto não tem condição de receber voos transcontinentais. Além de a pista não estar homologada para esses aviões, por ser curta, não há estrutura federal de imigração e aduana.
O Estado negocia com a empresa paraense de táxi-aéreo Piquiatuba, que pretende começar a operar em março. Os voos serão feitos duas vezes por semana, em aviões para 30 passageiros, segundo o diretor Fábio Pazetto.
O Parque Nacional Serra da Capivara, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco devido à concentração de sítios arqueológicos, recebe cerca de 18 mil visitantes por ano. O potencial, porém, é de 5 milhões, segundo Niède.
Segundo a chefe interina do Parque Nacional Serra da Capivara, Maria Lucia Carvalho, a situação do local é um reflexo da crise financeira do país.
"Empresas como a Petrobras, que injetavam somas razoáveis, não estão mais colaborando", lamenta.

FSP, 17/02/2016, Mercado, p. A13

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/02/1740167-as-moscas-aeroporto-na-serra-da-capivara-e-internacional-so-no-nome.shtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.