Audiência pública discute gestão da Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns

G1 - http://g1.globo.com/ - 02/12/2013
O Ministério Público Federal (MPF) promove, na sexta-feira (6), uma audiência pública para discutir a gestão da Reserva Extrativista (Resex) Tapajós/Arapiuns, que abrange os municípios de Santarém e Aveiro, no oeste do Pará. O evento será realizado às 9h, na comunidade Solimões, na própria Resex, em Santarém.

A Reserva Extrativista foi criada em 1998, com aproximadamente 650 mil hectares, abrangendo os dois municípios, sendo composta por várias comunidades agroextrativistas indígenas e não indígenas.

A intenção da audiência pública é fazer com que as comunidades construam diálogo permanente entre si e com órgãos governamentais que atuam na área.

Irão participar ainda representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Santarém, Fundação Nacional do Índio (Funai), Conselho Indígena Tapajós/Arapiuns (Cita), organização não governamental Terra de Direitos e demais interessados.

Conselho

Em junho deste ano, o ICMBio renovou a composição do conselho deliberativo da Resex. De acordo com a Portaria 196, o conselho será presidido pela chefia da unidade de conservação e composto por representantes do ICMBio, do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), da Ufopa, do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do escritório local de Santarém da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), da Secretaria Municipal de Mineração e Meio Ambiente de Aveiro (Semma), da Prefeitura de Santarém, e das câmaras municipais de Aveiro e Santarém.

Além destes, vão integrar o conselho representantes da sociedade civil, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Aveiro, do Conselho Nacional dos Seringueiros, do Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária, do Conselho Indígena do Tapajós, do Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental, da Organização das Associações da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (Tapajoara), entre outros.



http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2013/12/audiencia-publica-discute-gestao-da-reserva-extrativista-tapajosarapiuns.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós-Arapiuns
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.