Aumenta número de Visitas ao Parque Estadual do Lajeado

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 17/06/2016
A proximidade com a capital Palmas faz do Parque Estadual do Lajeado (PEL), um atrativo natural de fácil acesso aos visitantes, que neste período tem comparecido a Unidade de Conservação com frequência. Localizado a cerca de 32 Km da Capital, com acesso pela rodovia Palmas - Aparecida do Rio Negro, faz parte do bioma cerrado e está inserido na Bacia do Rio Tocantins, possui uma área de aproximadamente 9 mil hectares. O Parque tem como órgão gestor o Instituto Natureza do Tocantins Naturatins.

No último dia 14, a Unidade de Conservação recebeu a turma de Caracterização Ambiental I do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O grupo participou de aula de campo e esteve sob a orientação da professora Adriana Malvásio.

Recentemente o Parque também recebeu alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (, SENAR), além de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), que tiveram aulas práticas.

Durante a programação a equipe do Parque faz uma apresentação da Unidade, quando são expostas as iniciativas realizadas no PEL e também é apresentado o histórico local. Dentre as atividades estão passeio pela trilha de trekking "Brejo da Passagem", visita ao viveiro de mudas de plantas nativas e ao mirante Mangabeiras. A Unidade possui inúmeras nascentes, além de mais dois mirantes.

As visitas são gratuitas e podem ocorrer em horário comercial, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para as visitas de instituições de ensino com turmas de mais de 20 pessoas, é necessário realizar o agendamento na Diretoria de Biodiversidades e Áreas Protegidas do Naturatins pelo telefone 3218.2641. Para demais visitas o agendamento pode ser feito pelo e-mail da unidade: pel@naturatins.to.gov.br

Segundo o coordenador de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, Marcelo Henrique Costa Rodrigues, o PEL também está recebendo competidores de provas esportivas, como corrida de aventura e mountain-bike. Ele também destaca que o Parque está sendo estruturado para receber mais visitantes. "Queremos fazer toda a sinalização das trilhas e mirantes. Em alguns locais instalamos mesas e bancos para maior comodidade dos visitantes", ressalto o coordenador.

Proteção e preservação

O Parque Estadual do Lajeado tem como objetivo principal proteger amostras dos ecossistemas da Serra do Lajeado, assegurando a preservação de sua flora, fauna e demais recursos naturais, características geológicas, geomorfológica, e cênicas, proporcionando oportunidades controladas para visitação, educação e pesquisa científica. Também tem a finalidade de proteger os mananciais que abastecem a cidade e coibir a expansão urbana nas encostas. O Parque foi criado pelo governo Estadual, através da Lei no 1.244, em maio de 2001.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/6/17/aumenta-numero-de-visitas-ao-parque-estadual-do-lajeado/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.