Carroceiros de Algodoal são orientados para melhorar o ambiente na ilha

SEMA/PA - www.sema.pa.gov.br - 17/05/2010
Moradores e trabalhadores da Área de Preservação Ambiental (APA) Algodoal, no município de Maracanã, vão receber esta semana - entre 18 e 21 de maio - orientações para a utilização adequada do transporte de passageiros feito em carroças com tração animal. O tratamento da sanidade dos animais, legislação, destinação do lixo e as consequências ambientais causadas por esses problemas também estarão em foco.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da gerência da APA, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sespa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Delegacia do Meio Ambiente (Dema) vão explicar a normatização para a atividade dos condutores das cerca de 60 carroças em uso no balneário; o controle da saúde dos jegues e de outros animais que transitam pela cidade.

Identificação das carroças, atendimento ao público, capacitação dos condutores para evitar maus tratos, informações do peso máximo que os animais podem transportar, manejo (trato do casco e demais cuidados de higiene e saúde) serão explanados aos interessados durante palestras.

Está previsto para o mês de junho a construção de terminais para o descanso dos animais que puxam as carroças no transporte de materiais de construção, de visitantes e moradores da APA. As baias serão erguidas em Algodoal e na comunidade de Fortalezinha. Segundo o médico veterinário da Sema, Júlio Meyer, as obras serão feitas com madeira apreendida em operações de combate à exploração madeireira ilegal no Pará e doada pelo órgão ambiental do Estado.

A construção de uma capineira e uma esterqueira na comunidade de Camboinha e o combate à ação predatória da construção civil nos mangues e nas dunas estão nos planos da ação ambiental. O controle, dentro da APA, da população crescente de animais domésticos, principalmente cães e gatos, também está sendo planejado.


http://www.sema.pa.gov.br/interna.php?idconteudocoluna=5546
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Algodoal-Maiandeua
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.