Chove na Chapada dos Veadeiros, mas raio provoca novo incêndio

Correio Braziliense - http://www.correiobraziliense.com.br/ - 28/10/2017
Essa foi a primeira ocorrência de um incêndio provocado naturalmente no Parque Nacional em 2017. Ele começou no Vale Dourado, em Alto Paraíso. A Serra do Roncador, em Cavalcante (GO) continua queimando. É o único ponto onde o fogo permanece incontrolável



A tão aguardada chuva chegou à região da Chapada dos Veadeiros na noite desta sexta-feira (27). Ela amenizou os efeitos do incêndio que dizima o Parque Nacional desde 17 de outubro. No entanto, um raio deu origem a um novo foco de queimada no interior da unidade de conservação.

Essa foi a primeira ocorrência de um incêndio provocado naturalmente no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em 2017. Ele começou no Vale Dourado, em Alto Paraíso, o maior município da região, a 220km de Brasília. Mais de 15 voluntários e uma equipe de bombeiros passaram a noite combatendo o fogo, que foi controlado na madrugada.

A Serra do Roncador, na área rural de Cavalcante (GO), continua queimando. É o único ponto onde o incêndio permanece incontrolável. Na noite de sexta-feira, voluntários e uma equipe da PrevFogo, formada por brigadistas do Ibama, combatiam o fogo.

Até a noite de sexta-feira, o fogo queimou 64 mil hectares, o equivalente a 26% da área total da unidade de conservação, que ocupa 240 mil hectares. Mas o estrago é bem maior. Somados os outros quatro incêndios iniciados e apagados desde 10 de outubro, foram queimados cerca de 75 mil hectares. Em todo o ano, o fogo consumiu 82 mil hectares. Mais do que toda a área antiga da reserva, que era 65 mil hectares.

O tamanho foi ampliado por meio de portaria assinada pelo presidente da República, Michel Temer, em julho. O balanço, no entanto, não leva em conta a área queimada fora do Parque Nacional. Fazendas e reservas particulares também sofrem com uma série de incêndios. Quarta-feira, o Vale da Lua, um dos mais famosos atrativos turísticos da região, era o mais atingido. O fogo chegou a uma pousada vizinha, onde queimou um bangalô.
Chuva em todo fim de semana

Após 10 dias de trabalhos ininterruptos de mais de 400 brigadistas, bombeiros militares e voluntários o maior incêndio do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está perto do fim. Os responsáveis pela força-tarefa comandada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acreditam que o fogo esteja completamente extinto neste domingo (29).

Neste sábado, o sol ainda aparece, faz calor, mas as condições de chuva aumentam em todo o Centro-Oeste do Brasil. Muitas nuvens vão se formar pela região, inclusive no Distrito Federal e na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Há risco de chuva forte acompanhada de raios. Rajadas de vento entre 60 a 80km/h podem ser observadas em todas as áreas do Centro-Oeste. As informações são do site especializado Climatempo.

No domingo (29), uma frente fria avança pelo litoral da Região Sudeste e ajuda a manter as áreas de instabilidade que já estavam sobre a região. As nuvens se espalham pelo Centro-Oeste e será um dia de atenção para o risco de temporal com possibilidade para queda de granizo. As rajadas de vento podem alcançar até 80km/h em algumas localidades.



http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2017/10/28/interna_cidadesdf,637106/raio-provoca-novo-incendio-na-chapada-dos-veadeiros.shtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.