Chuva de granizo atinge Parque Nacional em Teresópolis, no RJ

G1 - http://g1.globo.com/ - 21/10/2015
Pancada de chuva ajudou a elevar o nível dos rios afetados pela estiagem.
Precipitação acontece em bom momento para o Parnaso.


Uma chuva forte, que durou cerca de uma hora no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) em Teresópolis, Região Serrana do Rio, elevou o nível dos rios, que já tinha voltado a baixar após a precipitação do fim de semana. A pancada trouxe também a chuva de granizo, que atingiu a região por 15 minutos. A virada do tempo ajudou a elevar os níveis dos reservatórios do parque, que, pela primeira vez em quase 76 anos, ficou totalmente fechado no sábado (17) e domingo (18) por conta da estiagem.

De acordo com o coordenador de uso público do Parnaso, Jorge Nascimento, em cerca de uma hora choveu mais que em todo o fim de semana.

"Foi importante, pois, como a chuva de sábado e domingo foi fraca, o abastecimento foi apenas superficial. Aconteceu em um bom momento para o Parnaso. Além disso, a chuva de granizo não ocasionou nenhum problema para o parque, já que as pedras eram pequenas", revelou.

Sobre o parque

Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é composto por uma área de 20 mil hectares que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parnaso é uma das unidades de conservação mais conhecidas e visitadas do Brasil, e o terceiro Parque Nacional mais antigo do país - Parna Itatiaia (1937) e Parna Iguaçu (1939) o antecederam.

Além das paisagens deslumbrantes, o Parnaso oferece diversas opções de lazer como piscinas naturais, cachoeiras, trilhas, abrigos de montanha, camping, centros de visitantes e áreas para piquenique.

O parque possui três sedes localizadas nos municípios de Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. Em Teresópolis, a apenas 90 Km do centro do Rio de Janeiro, está localizada da sede principal, onde os visitantes contam com uma ampla infra-estrutura.



http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2015/10/chuva-de-granizo-atinge-parque-nacional-em-teresopolis-no-rj.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.