Combate a incêndio na Serra da Canastra ganha reforço

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 08/08/2016
Nesta segunda, além de mais brigadistas do ICMBio e Ibama, foram mobilizados bombeiros militares, voluntários, aviões air tractor e helicóptero. Três focos atingem o parque, em Minas


Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) continuam em combate ao incêndio que afeta o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas.

Até o momento, três focos de incêndio atingem a unidade de conservação. O primeiro foi iniciado na sexta-feira (5) e os outros dois no fim de semana.

Nesse final de semana, uma frente do fogo se expandiu em direção à formação do Rio Santo Antônio, enquanto na região do Chapadão da Canastra as chamas foram controladas.

Nesta segunda-feira (8), nove brigadistas da Floresta Nacional de Ipanema (SP) e três do grupo Prevfogo do Ibama foram deslocados para auxiliar no combate ao incêndio.

O coordenador de emergências ambientais do ICMBio, Christian Berlinck, também se unirá à equipe ainda nesta segunda.

O ICMBio conta, ainda, com o apoio do Corpo de Bombeiros de Uberaba (MG) e com o Grupo Ambientalista do Torto (Gat), formado por brigadistas voluntários.

Além disso, o Instituto contratou dois aviões air tractor (que lançam água sobre a vegetação em chamas) para reforçar o combate.

Já o Governo do Estado de Minas Gerais cedeu um helicóptero, que tem ajudado no transporte de tropas e na avaliação do incêndio para a elaboração de estratégias de combate.

As evidências apontam que os incêndios sejam criminosos. O tempo seco e os ventos fortes, muito comuns nesse período na região, têm ajudado a propagar as chamas na vegetação.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8066-combate-a-incendio-na-serra-da-canastra-ganha-reforco
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Canastra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.