Decretada situação de emergência em áreas atingidas por incêndio na Bahia

G1 - http://g1.globo.com/ - 02/10/2015
Medida entra em vigor nesta sexta-feira (2) e tem vigência de 90 dias.
Rui Costa assinou decreto na quinta-feira; áreas ficam em 51 municípios.


Foi decretada situação de emergência de áreas de 51 municípios situados na Chapada Diamantina e oeste da Bahia atingidas por incêndios florestais. O documento foi assinado pelo governador Rui Costa na quinta-feira (1o), mas a medida entra em vigor nesta sexta (2), com a publicação no Diário Oficial do Estado.

O decreto, que tem vigência de 90 dias, suspende quaisquer atividades capazes de produzirem risco potencial de geração de novos focos de incêndio nas áreas afetadas. De acordo com o documento, situações como fatores anormais e adversos da longa estiagem que culminaram nos incêndios foram levadas em conta. O fogo atingiu diversos pontos da Chapada Diamantina e do oeste baiano, inclusive nas áreas do Parque Nacional e de Unidades de Conservação Estaduais.

Ainda segundo o documento, também são levados em consideração problemas gerados pelos focos de incêndios que podem afetar atividades econômicas e atingir a fauna e flora nas duas regiões. Rios de importantes bacias hidrográficas da Bahia também podem ser atingidos pelos problemas decorrentes do fogo.

Outros aspectos considerados foram os riscos para a população da zona rural atingida e a ocorrência de focos de incêndio, com efeitos de grandes proporções e de recuperação onerosa, e as informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), como determina o decreto.

Ações de combate

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Murilo Rocha, os incêndios no oeste estão concentrados nos municípios de Formosa do Rio Preto - atingindo a Estação Ecológica do Rio Preto - e no município de Barra, na área de proteção ambiental Dunas e Veredas do Médio São Francisco. De acordo com ele, equipes do Corpo de Bombeiros têm controlado o fogo, mas é preciso mais aeronaves e viaturas pick-ups para chegar até locais de maior distância.

Segundo governo do estado, um helicóptero, três pick-ups e um microônibus já são utilizados no trabalho para combater o fogo. A ação envolve 68 bombeiros, que têm apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Confira abaixo a lista dos municípios que tiveram situação de emergência decretada:

Abaíra, Andaraí, Angical, Baianópolis, Barra, Barra da Estiva, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Bonito, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibicoara, Iraquara, Itaetê, Jaborandi, Jussiape, Lençóis, Livramento de Nossa Senhora, Mansidão, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Mucugê, Muquém do São Francisco, Nova Redenção, Oliveira dos Brejinhos, Palmeiras, Paramirim, Piatã, Rio de Contas, Riachão das Neves, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Seabra, Souto Soares, Utinga, Wagner e Xique-Xique.



http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/10/decretada-situacao-de-emergencia-em-areas-atingidas-por-incendio-na-bahia.html
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada Diamantina
  • UC Dunas e Veredas do Baixo-Médio São Francisco
  • UC Rio Preto
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.