Edital especial do PCE em 2011 prioriza escolas sediadas em RDS

http://d24am.com - 15/03/2011
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), lançaram esta semana o Edital 001/2011 do Programa Ciência na Escola Edição Especial - PCE/FAS.

O objetivo desta edição especial é promover a participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais, sediadas no Amazonas e localizadas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, Rio Negro, Uatumã e Mamirauá, em projetos de pesquisa científica e tecnológica a serem desenvolvidos nas referidas escolas.

De acordo com a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, o edital é importante, porque alia a política de duas secretarias de Estado (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e a de Desenvolvimento Sustentável), além da Fap do Amazonas.

"Isso é um indicativo das ações do governo do Amazonas para a melhoria e o desenvolvimento de todo o Estado. Esta é a segunda edição, mas é uma edição amplificada em que realizamos a melhoria do Programa, trabalhando com temas específicos que são demandas detectadas nas próprias Unidades onde o programa será executado. Isso dá um foco maior as atividades para podermos potencializar o Programa", explicou.

Recursos

Os projetos devem seguir as linhas temáticas de pesquisa que versem em Agricultura sustentável , Diagnóstico sócio-econômico e produtivo da UC, Potenciais Econômicos da UC, Nutrição Familiar, Medicina Natural, Educação Ambiental (manejo do lixo, água e energia) e Ciências Naturais.

Conforme o edital, até 16 projetos serão aprovados, sendo quatro por escola estadual de cada RDS. Os recursos aprovados ultrapassam os R$ 213 mil. De acordo com as possibilidades orçamentárias poderão ser incorporados novos recursos.

Requisitos

O proponente/professor deverá apresentar os seguinte requisitos: ser brasileiro nato ou naturalizado e, quando estrangeiro, possuir visto permanente; diploma de graduação; cumprir carga horária mínima de 20h em escola estadual sediada no Amazonas e localizada nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Juma, Rio Negro, Uatumã e Mamirauá; estar ministrando aulas no ensino fundamental, a partir do sexto ano, no ensino médio ou de jovens e adultos, no período de vigência do projeto; estar cadastrado no Banco de Pesquisadores da FAPEAM; apresentar uma única proposta para o Edital 001/2011-PCE/FAS; apresentar proposta de pesquisa, nos termos do Edital, a ser desenvolvida em escola pública estadual sediada no Amazonas e localizada nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Juma, Rio Negro, Uatumã e Mamirauá e não ter nenhuma pendência com a FAPEAM.

Sobre o Programa

O Programa Ciência na Escola (PCE) consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas. Esta edição do PCE/FAS é destinada a atender especialmente professores e estudantes de reservas de desenvolvimento sustentável no interior do Amazonas.


http://d24am.com/amazonia/ciencia/edital-especial-do-pce-em-2011-prioriza-escolas-sediadas-em-rds/19368
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  • UC Uatumã
  • UC Juma
  • UC Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.