Equipe do Parque Estadual do Jalapão visita comunidade local e vistoria área

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 03/03/2016
Com a finalidade de monitorar as áreas do interior do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), uma equipe da Unidade de Conservação, realizou nesta quarta-feira, 02, vistoria em áreas no interior do Parque, com o objetivo de assegurar a preservação e proteção do entorno das serras, local considerado refúgio natural de vida silvestre. A ronda também teve como proposta proteger as áreas de mananciais hídricos, evitando assim, que o uso público do lugar acelere processos naturais de erosão e assoreamento, que vem ocorrendo junto à drenagem local.

O grupo também visitou a comunidade Carrapato, localizada no interior do Parque, quando o técnico Ivaldino Ferreira, responsável pela pasta de Proteção e Manejo, aproveitou para conversar com o representante da comunidade e agendar reuniões para o planejamento das ações do MIF, que terão início ainda neste mês de março.

Segundo a supervisora da Unidade Aline Vilarinho, além do monitoramento nas áreas, as rondas também auxiliam na inibição de crimes ambientais como, por exemplo, a caça predatória, desmatamentos, dentre outros. "A equipe ainda aproveitou a ronda para observar possíveis áreas de interesse para o Manejo Integrado do Fogo (MIF), que está em fase de planejamento", informou.

Além do técnico Ivaldino Ferreira, participaram da vistoria o guarda-parque, Reinaldo Tavares, a agente de Manejo Integrado do Fogo (MIF), Aislane Marques e também a supervisora da Unidade Aline Vilarinho.


http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/3/3/equipe-do-parque-estadual-do-jalapao-visita-comunidade-local-e-vistoria-area/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.