GEF-Mar apoiará UCs estaduais marinhas

MMA - http://www.mma.gov.br - 24/08/2016
Serão financiadas ações como elaboração de plano de manejo, infraestrutura ou atividades de gestão participativa.


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) recebe, até 16 de setembro, propostas para seleção de apoio financeiro a Unidades de Conservação (Ucs) marinhas estaduais. A Chamada de Proposta no2/2016 do GEF-Mar, o Programa Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas, tem o objetivo de promover a conservação da biodiversidade marinha e costeira. O GEF (sigla em inglês para Global Environmental Found) é um fundo global executado pelo Banco Mundial.

"O financiamento pode ser destinado à elaboração de plano de manejo, infraestrutura e equipamentos ou atividades de gestão participativa, entre outras ações", detalha a analista ambiental do Departamento de Áreas Protegidas do MMA Betânia Santos Fichino.

Cada unidade estadual poderá definir a atividade para a qual deseja receber o incentivo. As propostas serão avaliadas pelo MMA. O GEF Mar já apoia 11 UCs federais. Agora, com a nova chamada, as UCs estaduais também serão contempladas.

Entre as UCs federais já apoiadas, estão a Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais (PE); o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha; Reserva Biológica do Atol das Rocas (RN); o Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS); a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (SC); Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA); Reserva Extrativista de Canavieiras (BA); e a Reserva Extrativista Marinha do Corumbau (BA).

COMO ENVIAR

As propostas devem ser enviadas pelo órgão executor do SNUC até 16 de setembro de 2016, por ofício assinado pelo dirigente máximo da instituição, digitalizado e encaminhado para o e-mail gefmar_ucp@mma.gov.br, acompanhado da documentação prevista no edital.
Dúvidas e esclarecimentos sobre o processo devem ser direcionadas ao e-mail gefmar_ucp@mma.gov.br.

Confira aqui o edital e os anexos.



http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=1805
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas