Governo deverá vetar projeto do Cristalino

Diário de Cuiabá - 29/10/2002
Alteração nos limites do parque poderia prejudicar liberação de recursos.
A Assembléia Legislativa aprovou projeto de lei reduzindo a área do Parque Estadual do Cristalino dos atuais 184.900 hectares para 100.482 hectares, que passaria a se chamar Parque Estadual da Gleba Divisa e, na prática, substituiria o Cristalino. O projeto foi apresentado no final do primeiro semestre pelo deputado Nico Baracat (PSB) e irá agora para apreciação do governador do estado.

Ontem o deputado Gilney Viana (PT) disse ao Diário que tanto o governador Rogério Salles quanto o deputado Humberto Bosaipo (PL), que responde interinamente pelo governo do estado até o próximo dia 10, garantiram que irão vetar o projeto.

Distante 800 quilômetros ao norte de Cuiabá, o Parque Estadual do Cristalino fica às margens do rio Cristalino, principal afluente do Teles Pires na divisa com o Pará, localizado em municípios como Alta Floresta e Novo Mundo. Na semana retrasada foi indicado como o de maior biodiversidade da Amazônia.

Criado em 1998, o parque abriga mais de 500 espécies de aves, algumas delas encontradas somente em sua área. Há três anos, seminário que reuniu os maiores especialistas sobre a Amazônia para definir as áreas prioritárias para a conservação da região classificou o Parque do Cristalino como de "extrema importância".

Além dos previsíveis prejuízos ambientais, a alteração na área do Cristalino impedirá a liberação de US$ 20 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), disponibilizados para projetos turísticos na região.

O recurso está disponível através do Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo da Amazônia Legal (Proecotur). Deste montante, R$ 260 mil foram destinados ao "Plano de Manejo do Parque Estadual do Cristalino", que prevê a sua estruturação para administração e visitação turística.

Juntamente com o projeto de lei do deputado Nico Baracat, duas mensagens encaminhadas pelo governo do estado, tendo como objeto o Parque do Cristalino, estavam tramitando na Assembléia. As mensagens previam mudanças nos limites da área. No entanto, antes delas serem apreciadas, os deputados aprovaram o projeto que seguirá para a sanção ou veto do governador.

A região do Cristalino registrou uma ferrenha disputa pela posse de parte de suas terras, em meados da década de 90, quando centenas de trabalhadores rurais ocuparam um das áreas ali existentes, a Gleba Divisa, que acabou se tornando um assentamento onde vivem mais de 600 famílias que se dedicam à agricultura familiar.
(Aline Cubas-Diário de Cuiabá-Cuiabá-MT-29/10/02)
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cristalino
  • UC Cristalino II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.