Governo e Jica discutem últimas etapas do Corredor Ecológico do Jalapão

Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável - http://semades.to.gov.br/ - 12/08/2013
O representante da Agência Japonesa de Cooperação Internacional - Jica, Koji Asano, reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 12, com os gestores do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins para definir as últimas etapas do apoio ao Projeto Corredor Ecológico do Jalapão, que se encerra em outubro deste ano.

Iniciado em 2010, com previsão de três anos, o Termo de Cooperação para a implementação do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão recebeu, no final de 2012, uma das mais altas posições entre todos os projetos apoiados pela Jica no mundo, fator que estimulou a prorrogação de algumas atividades por mais oito meses.

Renovado em março, o projeto chega agora à fase de instituição do mosaico com a estruturação do escritório local em Mateiros, a composição e capacitação dos conselheiros e a elaboração de regimento interno. Para isso, o presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu Rodrigues, colocou à disposição a gerência da APA do Jalapão, uma vez que os trabalhos dessas unidades podem ser realizados juntos, sem prejuízo ao que já vem sendo feito.

Até outubro, o projeto, que abrange outros estados, prevê também a realização de três seminários para divulgação e apresentação final do mosaico. O primeiro deles será em Mateiros, outro em Formosa do Rio Preto, na Bahia, e o de fechamento do relatório, também em Mateiros.

No Tocantins pelos próximos dias, Asano segue dia 20 para Ponte Alta e Mateiros, e dia 21 para Rio da Conceição. As visitas têm cunho técnico e visam dar continuidade às ações de implantação do corredor ecológico.

O Projeto

O Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão é uma iniciativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, em cooperação técnica com a Jica e com o apoio dos governos dos estado do Tocantins e da Bahia, da região do Jalapão. A iniciativa visa reforçar a conservação dos ecossistemas da região por meio da integração entre as unidades de conservação federais e estaduais com as comunidades do Jalapão. De forma participativa, o projeto tem como finalidade promover estratégias de ações para manter ou restabelecer a conectividade ecológica entre as áreas protegidas da região leste do Estado.



http://semades.to.gov.br/noticia/governo-e-jica-discutem-ultimas-etapas-do-corredor-ecologico-do-jalapao/1319
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.