Homens armados assustam moradores de reserva extrativista no Pará

Radiobrás - 12/09/2006
Homens armados assustam moradores de reserva extrativista no Pará

As 55 famílias que moram na Reserva Extrativista do Iriri, no oeste do Pará, estão preocupadas com a presença de dois homens armados. O agente da CPT - Comissão Pastoral da Terra Tarcísio Feitosa relatou o fato na discussão virtual do GTA - Grupo de Trabalho Amazônico. Nesta segunda-feira (11), por rádio amador, a Agência Brasil confirmou a denúncia com uma das agricultoras da área, Nilda do Socorro Nascimento dos Santos.

"Esses homens apareceram do nada, estão visitando algumas casas, atirando pedras. Há dois dias eles sumiram no mato", afirmou Santos. Ela esclareceu que os homens, armados com revólver calibre 38, não se identificaram nem fizeram qualquer ameaça verbal. "Mas estamos preocupados. Desde que a reserva foi criada, isso não havia acontecido".

De acordo com Feitosa, a chefe da reserva do Riozinho do Anfrísio (vizinha ao Iriri), Patrícia Greco, foi informada. A reportagem tentou contato com ela nos escritórios do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Itaituba e Altamira (PA), sem sucesso.

O coordenador da Divisão Sócio-Ambiental do Ibama no Pará, Nelson Pantoja, esclareceu que Greco é provisoriamente responsável também pela Iriri, que está sem coordenador. "Essa reserva extrativista é nova, seu decreto de criação foi publicado no dia 6 de junho", ponderou. "Aqui em Belém nós não sabíamos dessa denúncia".

A reserva do Iriri fica na chamada Terra do Meio, no município de Altamira. Segundo a organização não governamental ISA - Instituto Sócio-Ambiental, seus 350 mil hectares fazem parte dos 5,9 milhões reivindicados pelo grupo CR Almeida, que realiza atividade agropecuária e madeireira. Uma pesquisa realizada pela ONG em 2002 constatou que a região é rica em biodiversidade, com alta concentração de madeira de lei, especialmente mogno, além de jazidas de ouro.

O GTA é uma rede que engloba cerca de 600 ONGs, movimentos sociais e sindicatos da Amazônia. Foi criado como resultado da ECO-92, no Rio de Janeiro. (Thais Brianezi/ Agência Brasil)

Radiobrás, 12/09/2006
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Iriri
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.