ICMBio contrata consultores para ajudar na gestão dos parques do Descobrimento e Capivara

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 14/07/2009
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade publicou novo edital - de número 004/2009 - para selecionar três consultores com formação em ciências agrárias e ciências sociais que atuarão em projetos e planos em dois parques nacionais - Descobrimento/BA e Capivara/PI.

Os interessados deverão encaminhar currículo, por carta registrada, até o dia 24 de julho para o endereço: Projeto PNUD BRA/00/009 - PROECOS; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Diretoria de Unidades de Conservação de proteção Integral (DIREP); EQSW 103/104 - Complexo Administrativo - Bloco "A", Térreo - Setor Sudoeste; Cep 70.670-350; Brasília-DF.

No processo seletivo só serão consideradosos currículos cuja identificação do Edital e Código da Vaga desejada estejam descritos na parte externa do envelope. O candidato que desejar concorrer a mais de uma vaga deverá encaminhar um currículo para cada código em envelopes diferentes.

É vedada a contratação de servidores ativos da administração pública direta ou indireta, federal, estadual, municipal ou do distrito federal, bem como de empregados de suas subsidiárias e controladas, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional. Confira o detalhamento das exigências para a seleção no site do ICMBio (www.icmbio.gov.br), link Editais, Recrutamentos, Edital 004/2009 - DIREP.

DESCOBRIMENTO - Duas vagas são para o Parque Nacional do Descobrimento, unidade de conservação gerida pelo ICMBio localizada na Bahia. Ambos os profissionais deverão ser formados na área de Ciências Agrárias.

Uma das vagas de consultor será para atuar, pelo período de seis meses, na elaboração de projeto referente ao plantio, coleta, armazenamento, beneficiamento e comercialização da aroeirinha (Schinus terebinthifolius) nas comunidades no entorno do Parque Nacional do Descobrimento-BA, como uma das formas de se possibilitar melhorias na renda familiar, aliado à preservação ambiental.

Já a outra vaga é destinada para consultor técnico que atuará, por cinco meses, na elaboração de diretrizes para a adequação ambiental e elaboração de um plano piloto de plantios de espécies lenhosas, visando o uso múltiplo da madeira por meio do manejo florestal sustentável em comunidades do entorno do Parque Nacional do Descobrimento. Ambos os selecionados terão que residir em Prado, Bahia.

Entre os requisitos para a contratação dos dois consultores estão: formação acadêmica em cursos na área de Ciências Agrárias; experiência profissional comprovada de dois anos na elaboração ou execução de projetos de agroecologia, agrofloresta ou extensão rural, bem como de manejo florestal sustentável junto a comunidades rurais; disponibilidade para viagens; conhecimentos em informática; conhecimento da legislação ambiental pertinente e capacidade de redação clara e concisa.

Os profissionais contratados trabalharão na elaboração de um Plano de Trabalho, descrevendo a estratégia de execução, procedimentos operacionais, detalhando as atividades, cronograma de execução física, equipe técnica responsável; reunião com duas comunidades no entorno do parquevisando sensibilizá-las acerca do projeto em questão; além de desenvolver estudos acerca da cadeia produtiva da aroeirinha, identificando os principais entraves existentes para a sustentabilidade do negócio, apresentando as devidas alternativas, entre outras atividades previstas no Edital 004/2009.

Entre os produtos esperados por ambos estão o Plano de trabalho contendo a estratégia operacional, os procedimentos para a execução das atividades de mobilização e envolvimento dos atores sociais cronograma de atividades, elaborado e aprovado, entre outros.

CAPIVARA - A terceira vaga de consultor é para atuar, pelo período de cinco meses, na coordenação do processo de implantação da Agenda 21 na região do entorno do Parque Nacional da Serra da Capivara, unidade de conservação gerida pelo ICMBio no Piauí, até a fase de elaboração do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável.

Entre os requisitos para a contratação estão: nível superior na área de Ciências Sociais; experiênciamínimo de 7 (sete) anos na condução de trabalhos comunitários e oficinas participativas; experiência comprovada com projetos de implantação da Agenda 21 Local e formação de conselhos de unidades de conservação; disponibilidade para viagens; conhecimentos em informática; conhecimento da legislação ambiental pertinente e capacidade de redação clara e concisa.

A localidade de trabalho do selecionado será a região de São Raimundo Nonato, no Piauí, sem necessidade de residência na localidade, mas disponibilidade para viagens. O contratado atuará na mobilização comunitária para realização de diagnóstico participativo; na formação e capacitação da equipe para implementação da oficina de diagnóstico participativo junto às comunidades locais; entre outras atividades.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  • UC Descobrimento
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.