Incêndio em área de reserva florestal no Pará é controlado; local segue monitorado

G1 - http://g1.globo.com/ - 20/10/2017
Foram quatro dias de combate ao incêndio, que atingiu uma faixa de 6 km. Para isso, um forte esquema foi desenvolvido ao longo da semana.



O fogo na área de mata da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (Resex Tapajós-Arapiuns), próximo de Santarém, no Pará, foi controlado após quatro dias de combate ao incêndio. Apesar disso, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e comunitários da região vão continuar monitorando o local para evitar novos focos ou que chamas se alastrem novamente.

De acordo com o ICMBio, a queima de um roçado foi o que provocou o incêndio, que começou no domingo, 15 de outubro. As chamas se propagaram em uma faixa de 6 km. Para isso, um forte esquema foi desenvolvido ao longo da semana. Na área atingida, animais foram encontrados mortos. Árvores nativas e vegetação rasteira foram destruídas pelo fogo. Os responsáveis poderão responder por crime ambiental.

Resex Tapajós-Arapiuns

A reserva florestal é uma das maiores unidades de conservação do Brasil, com uma área total de 677 mil hectares. A grande área fica entre os municípios de Santarém e Aveiro, oeste do estada. Nela vivem 22 mil habitantes em 74 comunidades originadas em aldeias indígenas e antigas vilas de missões religiosas, que ao longo do tempo se misturaram com imigrantes e colonos de diferentes origens.



https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/incendio-em-area-de-reserva-florestal-no-para-e-controlado-local-segue-monitorado.ghtml
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós-Arapiuns
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.