Incêndio florestal atinge área de 164,68 ha na Bahia

Ibama - http://www.ibama.gov.br/ - 22/09/2014
Os componentes das brigadas de combate a incêndios florestais dos projetos de assentamentos Rosely Nunes e Serra do Ramalho, situados no centro da Bahia, registraram, nesta semana, o maior incêndio florestal ocorrido até o momento na região, afetando uma área total de 164,68 ha.
O sinistro aconteceu na localidade conhecida como Chapadinha do Rumo, no município de Itaetê.

O local fica no entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina, muito próximo do Parna. A gerente estadual do Fogo, Rejane Carneiro, responsável pelas Brigadas PA Rosely Nunes e Serra do Ramalho, informou que o combate ao incêndio foi iniciado no dia 15, segunda-feira, mesmo dia de início e detecção do sinistro.

O incêndio foi controlado na própria segunda-feira, porém, logo após, ocorreu reignição, isto é, o fogo ressurgiu, obrigando os brigadistas a intensificar o trabalho de combate, que foi finalizado na quarta-feira 17. Nesse dia, a brigada ainda permaneceu no local até as 18h, fazendo a vigilância para evitar reignição.

De acordo com Rejane Carneiro, "infelizmente, o fogo atingiu uma área remanescente de mata atlântica, com muitas árvores velhas, inclusive caídas e secas". Todo o trabalho de combate ao fogo e posterior rescaldo foi comandado pelo chefe de brigada Alex Lima Gomes e contou ainda com a participação de servidores do ICMBio (18) e brigadistas voluntários do Povoado de Rumo/Itaetê (06).

A causa do incêndio não foi identificada mas, possivelmente, segundo a equipe, teve origem na queima controlada em área de pastagem. Desde a contratação das novas brigadas, neste ano, haviam sido registrados cinco sinistros na região, todos de menores proporções.
Entre 05/08 e 09/09, houve ocorrências nos municípios de Andaraí e Mucugê, onde queimaram áreas de 0,01 ha, 0,3 ha, 1,5 ha, 3,78 ha e 20 ha.



http://www.ibama.gov.br/publicadas/incendio-florestal-atinge-area-de-16468-ha-na-bahia
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada Diamantina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.