Incêndio já destruiu 18 mil hectares do Parque Nacional da Serra da Canastra

Estado de Minas - http://www.em.com.br/ - 10/08/2016
O combate já dura 10 dias e é feito em três linhas de fogo por mais de 60 homens, entre voluntários, brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros


As chamas continuam devastando o Parque Nacional da Serra da Canastra, entre São Roque de Minas e Sacramento, em Minas Gerais. O combate segue em três linhas de fogo por mais de 60 homens, entre voluntários, brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros. A estimativa de área destruída feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já ultrapassa os 18 mil hectares.

O combate às chamas na Serra da Canastra, que abriga a nascente do Rio São Francisco, já dura 10 dias. Focos começaram em dois pontos, um na parte alta do parque e outro próximo à cachoeira Casca D´Anta. No fim de semana, as chamas se expandiram em direção ao Rio Santo Antônio. O tempo seco e os ventos fortes dificultam o combate. Segundo o ICMBio, já são três linhas de fogo consumindo a vegetação. As chamas estão concentradas na região do Rio Santo Antônio, na Zagaia e no Chapadão da Babilônia. Atuam na operação 44 brigadistas do instituto, 14 bombeiros e 10 voluntários. O helicóptero da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e oito veículos ajudam no transporte das tropas. Dois aviões air tractor são esperados para reforço.

As ações também acontecem fora do Parque Nacional. Brigadistas do ICMBio e militares do Corpo de Bombeiros atuam em locais onde a linha de fogo se aproxima de casas. A intenção é evitar que as chamas atinjam os imóveis.

Os incêndios estão em alta neste ano. Somente nos seis primeiros meses deste ano, o aumento do atendimento de queimadas em vegetações em Minas Gerais pelo Corpo de Bombeiros foi de 82% em relação ao mesmo período de 2015. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, de janeiro a junho foram registradas 4.328 queimadas em vegetação em Minas Gerais. O número é bem superior aos 2.377 chamados atendidos no mesmo período do ano passado. Nos 12 meses de 2015 ocorreram 9.809 incêndios em matas com atuação dos militares.

Nesta quarta-feira, os militares já atenderam outras ocorrências de incêndio em vegetação em Belo Horizonte e região metropolitana. Um deles foi na Serra do Curral. Focos foram encontrados próximos ao cruzamento das ruas Groelândia e Patagônia, no Bairro Sion, Região Centro-Sul de BH. O combate se iniciou durante a madrugada e só foi encerrado às 16h45. Os militares trabalharam com abafadores, devido à topografia do terreno. Uma aeronave sobrevoou a área para apoiar as equipes em terra. Foram destruídos aproximadamente 2 mil metros quadrados de vegetação.

Este é o segundo incêndio registrado no Parque da Serra do Curral nesta semana. Na segunda-feira, o fogo atingiu uma área próxima ao Bairro Mangabeiras, se espalhando por outros pontos da serra. O fogo foi debelado no fim da tarde.

Outra queimada foi registrada no Parque Serra Verde na Região de Venda Nova. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas viaturas foram envidas ao local. Porém, os militares não atuaram no combate, pois brigadistas da área de preservação já tinham debelado as chamas. A área destruída pelo fogo ainda não foi contabilizada.



http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/08/10/interna_gerais,792913/incendio-ja-destruiu-18-mil-hectares-do-parque-nacional-da-serra-da-ca.shtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Canastra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.