Incêndio segue fora de controle no Parque Nacional da Serra da Canastra

Estado de Minas - http://www.em.com.br/ - 10/08/2016
Mais de 60 homens tentam conter três linhas de fogo que ainda consomem a vegetação da área de preservação. Tempo seco e ventos fortes dificultam o trabalho


O incêndio que atinge o Parque Nacional da Serra da Canastra, entre São Roque de Minas e Sacramento, em Minas Gerais, segue descontrolado. Brigadistas e bombeiros tentam conter as chamas, que consomem a vegetação em três linhas nesta quarta-feira. Na terça-feira, eram apenas duas, o que demonstra que o fogo vem se espalhando. A estimativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é que aproximadamente 12 mil hectares já tenham sido destruídos.

O combate às chamas na Serra da Canastra, que abriga a nascente do Rio São Francisco, já dura seis dias. Focos começaram em dois pontos, um na parte alta do parque e outro próximo à cachoeira Casca D´Anta, na sexta-feira. No fim de semana, as chamas se expandiram em direção ao Rio Santo Antônio.

O tempo seco e os ventos fortes dificultam o combate. Segundo o ICMBio, já são três linhas de fogo consumindo a vegetação. As chamas estão concentradas na região do Rio Santo Antônio, na Zagaia e acima do Morro do Carvão. Atuam na operação 44 brigadistas do instituto, 14 bombeiros e 10 voluntários. O helicóptero da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) ajuda nas ações. Dois aviões air tractor são esperados para reforço.

Os incêndios estão em alta neste ano. Somente nos seis primeiros meses, o aumento do atendimento de queimadas em vegetações em Minas Gerais pelo Corpo de Bombeiros foi de 82% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, de janeiro a junho deste ano foram registradas 4.328 queimadas em vegetação em Minas Gerais. O número é bem superior aos 2.377 chamados atendidos no mesmo período do ano passado. Nos 12 meses de 2015 ocorreram 9.809 incêndios em matas com atuação dos militares.

Nesta quarta-feira, os militares já atenderam outras ocorrências de incêndio em vegetação em Belo Horizonte e região metropolitana. Um deles foi na Serra do Curral. Focos foram encontrados próximos ao cruzamento das ruas Groelândia e Patagônia, no Bairro Sion, Região Centro-Sul de BH. O combate se iniciou durante a madrugada e só foi encerrado às 16h45. Os militares trabalharam com abafadores, devido à topografia do terreno. Uma aeronave sobrevoou a área para apoiar as equipes em terra. Foram destruídos aproximadamente 2 mil metros quadrados de vegetação.

Este é o segundo incêndio registrado no Parque da Serra do Curral nesta semana. Na segunda-feira, o fogo atingiu uma área próxima ao Bairro Mangabeiras, se espalhando por outros pontos da serra. O fogo foi debelado no fim da tarde.

Outra queimada foi registrada no Parque Serra Verde na Região de Venda Nova. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas viaturas foram envidas ao local. Porém, os militares não atuaram no combate, pois brigadistas da área de preservação já tinham debelado as chamas. A área destruída pelo fogo ainda não foi contabilizada. RB



http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/08/10/interna_gerais,792865/incendio-segue-fora-de-controle-no-parque-nacional-da-serra-da-canastr.shtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Canastra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.