Instituto Chico Mendes lança seu novo portal

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 10/04/2011
Em solenidade que contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lança, na segunda-feira (11/4), o novo portal da autarquia e o novo Atlas da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção em Unidades de Conservação federais. O ICMBio lançará, também a sua nova revista eletrônica, além de divulgar o relatório de gestão 2011.

O ICMBio foi criado em agosto de 2007 com a missão de gerenciar 310 unidades de conservação federais, além de 11 centros de pesquisa e conservação. As UCs são áreas delimitadas pelo governo para conservação da biodiversidade e da paisagem e se distribuem em reservas biológicas, estações ecológicas, parques nacionais, monumentos naturais, áreas de proteção ambiental, florestas nacionais, reservas extrativistas, reservas de fauna, reservas de desenvolvimento sustentável e reservas particular do patrimônio natural.

"Nosso desafio com o portal será integrar as informações das 310 unidades de conservação e oferecê-las na forma de serviços aos cidadãos brasileiros, sejam eles turistas, pesquisadores, estudantes, empreendedores etc", informa o presidente do ICMBio, Rômulo Mello.

São exemplos de unidades de conservação o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro; o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, em Pernambuco; e o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses, no Maranhão. Todas essas, além de outras belezas naturais brasileiras, muitas vezes nem são conhecidas como parte do poder público.

O portal traz as 30 unidades de conservação abertas a visitação, oficialmente, informando um pouco da história, principais atrativos, como chegar até elas, valores de ingressos ou informações sobre reservas de camping entre outras . "Queremos facilitar a vida do turista, para que ele acesse de forma mais fácil e rápida informações sobre o lugar que ele quer visitar e conhecer de perto", acrescenta Mello.

O portal mostrará como andam as pesquisas que são apoiadas pelo Instituto e que resultados elas já apresentam à sociedade. Outro ponto de destaque será mostrar o que as populações tradicionais estão explorando de forma sustentável nas Reservas Extrativistas, Reservas de Desenvolvimento Sustentável e Florestas Nacionais, e quais as formas de organização que estabelecem com a sociedade, a exemplo das associações e cooperativas para venda dos produtos da socio-biodiversidade.

O pesquisador poderá acessar de forma rápida o Sisbio, e solicitar a sua autorização para pesquisa dentro de uma das 310 Unidades de Conservação federais. Se o cidadão se interessar pode se tornar um voluntário e ajudar na conservação dessas Unidades.

Outra opção disponível será para o cidadão interessado em se tornar um brigadista de combate e prevenção a incêndios florestais em Unidades de Conservação. No portal ele terá as informações sobre o calendário dos processos seletivos e quais as exigências para arregaçar as mangas quando alguma UC for atingida por possível incêndio, tornando-se um brigadista.

O portal trará, ainda, em sua parte institucional, a história do Instituto, como ele está organizado e uma relação de contatos atualizada para que o cidadão chegue mais rápido a quem deseja para tirar sua dúvida.



http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/763-instituto-chico-mendes-lanca-seu-novo-portal
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lençóis Maranhenses
  • UC Marinho de Fernando de Noronha
  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.