Investigação da polícia aponta para incêndio criminoso

O Globo, País, p. 9 - 28/10/2017
Investigação da polícia aponta para incêndio criminoso
Com cartões-postais transformados em cinza, Chapada perde turistas


A Polícia Federal desenhou um plano da perícia que será executado nos próximos dias no foco inicial das chamas que atingem o Parque da Chapada dos Veadeiros. Mas a investigação já iniciada pela Polícia Civil de Goiás aponta para um incêndio criminoso. Mesmo que não tenha sido intencional, segundo o delegado José Antônio Machado, o dano provocado é crime na legislação ambiental brasileira.
Ele sobrevoou a área nesta semana e entrevistou testemunhas, em geral pessoas do local ou com conhecimento técnico. Com isso, é categórico em afirmar que não há outra razão que explique o incêndio no local. O fogo, segundo ele, poderia ter sido iniciado por um raio, o que não é comum no período da seca.
- Praticamente não há possibilidade de ser uma ação natural. Foi mesmo provocado - diz o delegado, que a partir de agora colaborará com a PF nas investigações.
Com 466 nascentes, o Parque Nacional da Chapada abriga animais, dos quais muitos só são encontrados por lá. Onça-pintada, pato-mergulhão, cerro-doPantanal e lobo-guará são algumas das espécies. De acordo com imagens de satélite, há áreas de refúgio para os sobreviventes, mas a busca por comida e principalmente a reprodução ainda são incógnitas em relação às consequências do incêndio.
Em meio à vegetação queimada, dois carcarás bebiam numa poça de água originada de uma nascente, próxima ao Jardim de Maytrea, um dos cartões-postais da Chapada com suas veredas e ao fundo a Pedra da Baleia, que tem a forma do animal. O cenário registrado em máquinas fotográficas de turistas virou cinza. A madeira das árvores ganhou aparência de carvão.
O incêndio devastou a área, exceto uma faixa verde que os bombeiros e brigadistas conseguiram preservar. Quase todas as árvores retorcidas, tão características do cerrado, foram destruídas. Na ponta de galhos que resistiram, folhas secas na cor preta teimam em se pendurar.
O fogo não se restringe, porém, ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Um outro foco de incêndio se alastrou e atingiu nesta semana um dos mais conhecidos atrativos da região: o Vale da Lua. As formações rochosas que lembram a Lua adquiriram uma cor mais escura, por conta do fogo, e a vegetação ao redor se transformou em cinza.
Na Pousada Aldeia da Lua, um incêndio chegou a destruir parcialmente um dos chalés do lugar. Era de madrugada quando os funcionários detectaram o que tinha ocorrido. Em plena sexta-feira, não havia um hóspede sequer no local. Os turistas estão fugindo da Chapada.

O Globo, 28/10/2017, País, p. 9
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.