Jalapão ganha agentes de sensibilização ambiental capacitados

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 01/09/2011
Entre os dias 27 e 30 de agosto foi realizado o Curso de Formação de Agentes de Sensibilização Ambiental do Jalapão (Asas do Jalapão) no Centro de Capacitação e Educação Ambiental do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) situado no estado de Tocantins. Este parque estadual compõe o Corredor Ecológico do Jalapão.

O Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão é uma iniciativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, em cooperação técnica com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional - JICA, que vem sendo implementado com o apoio e a cooperação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins, Secretaria de Planejamento do Estado do Tocantins e do Instituto Natureza do Tocantins - NATURATINS, além de outros importantes parceiros.

Cinco unidades de conservação integram o corredor, totalizando uma área de 1.912.416 hectares. São elas: o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins, a Área de Proteção Ambiental Estadual do Jalapão e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Minnehaha.

O evento teve como objetivo capacitar os professores da rede pública de ensino e contribuir para o aperfeiçoamento dos educadores como potenciais multiplicadores de temas relacionados ao contexto ambiental regional, com ênfase nas Unidades de Conservação (UC`s), na implementação do projeto Corredor Ecológico do Jalapão, entre outras questões que visem a qualidade de vida da comunidade.

A programação do curso foi composta por três módulos ministrados pelas analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Carol Barradas e Iaiá Floresta, pelas professoras do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) Valquíria Maranhão e Fátima Medina, e pela inspetora de recursos naturais do PEJ, Cassiana Solange Moreira.

Durante o curso foram abordados temas teóricos relacionados às UC`s com a apresentação de estratégias e alternativas de educação e elaboração de projetos que serão desenvolvidos nos módulos seguintes. De acordo com a instrutora e técnica do Parque, Cassiana Moreira, a ação também já aconteceu no município de Rio da Conceição e está previsto para acontecer em outros municípios que integram o corredor ecológico.

Para Koji Asano, um dos coordenadores do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão e perito da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), proponente do projeto junto com o ICMBio, o empenho dos órgãos estaduais e federais é essencial para a conservação do cerrado do Jalapão. Asano disse ainda que a parceria com acadêmicos, como é o caso do CEULP/ULBRA, é um dos pontos fundamentais para a formação de multiplicadores conscientes da responsabilidade com o meio ambiente.

Fonte: http://surgiu.com.br/noticia

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1767-jalapao-ganha-agentes-de-sensibilizacao-ambiental-capacitados
Cerrado

Unidades de Conservação relacionadas