Medidas do governo garantem proteção ao meio ambiente

MMA - www.mma.gov.br - 05/06/2009
Criação de UCs e pagamento por serviços ambientais fortalecerão política ambiental do País

Decretos criando quatro unidades de conservação, mensagem ao Congresso Nacional do projeto de lei sobre a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais e instituição do Programa de Manejo Florestal Comunitário e Familiar, marcarão as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Os atos serão assinados hoje, às 12h30, pelo presidente Lula no município de Caravelas, na Bahia, com a presença do ministro Carlos Minc.

O Programa de Manejo Florestal Comunitário e Familiar visa ao fortalecimento da atividade em todos os biomas brasileiros. O manejo florestal tem sido uma promissora alternativa de renda para as comunidades rurais, ao mesmo tempo em que alia o uso eficiente e racional das florestas ao desenvolvimento sustentável local, regional e de todo o País.

O pagamento por serviços ambientais é uma solução viável para a recuperação de áreas degradadas, segundo o ministro Minc. Com essa nova engenharia, as populações envolvidas na ilegalidade dos crimes ambientais passam a conhecer uma outra forma de assegurar seu sustento, sem ter de degradar o ambiente, disse o ministro.

A Resex de Cassurubá, na Bahia, com área aproximada de 100,6 mil hectares, nos municípios de Caravelas, Alcobaça e Nova Viçosa, é destinada à conservação do ecossistema de mangue na costa nordestina. A UC será fundamental para proteger as populações extrativistas tradicionais, cerca de 300 famílias, cuja subsistência é baseada no manejo sustentável dos recursos naturais dos manguezais, restingas, rios, estuários e área marinha rasa da Ilha de Cassurubá e seu entorno.

As Resex Prainha do Canto Verde, em Beberibe (CE), e Renascer (PA) e Cassurubá (BA) foram criadas a partir de demandas de comunidades locais e manifestação popular. A unidade de conservação Monumento Natural do Rio São Francisco vai proteger e preservar 30,5 mil hectares de paredões e de biodiversidade da caatinga. É o primeiro Monumento Natural Federal do Brasil.

Na Resex Renascer (PA) vivem cerca de 600 famílias, em uma área de 358,8 mil hectares. A produção extrativista é bastante diversificada, tendo sido registradas 44 espécies extraídas, destacando-se a castanha, o açaí, bacaba e cupuaçu, além de muitas espécies medicinais e oleaginosas.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha Prainha do Canto Verde
  • UC Renascer
  • UC Cassurubá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.