Ministra cria corredor ecológico no Piauí

OESP, p. A29 - 12/03/2005
Ministra cria corredor ecológico no Piauí
Objetivo é preservar área entre os Parques Nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões

Gilse Guedes

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinou ontem portaria para a criação de um corredor ecológico entre os Parques Nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões, no Piauí, com objetivo de auxiliar na recuperação e preservação do ambiente natural da região.
No corredor, uma área de 412 mil hectares, serão instaladas unidades de conservação e realizados assentamentos de posseiros que já moram na região. Um projeto do Incra prevê o assentamento cerca de 1.100 famílias, numa área de 68 mil hectares, entre os parques. Segundo o Incra, serão feitos estudos para definir as regras para uso sustentável da área e só então começarão os assentamentos.
Para a arqueóloga Niède Guidon, que dirige o Parque da Capivara em parceria com o Ibama, o corredor não muda nada. "Criaram tarde demais", disse. "As pessoas já estão lá desmatando. Ser necessário muito dinheiro para recuperar o que já foi destruído."
O governo, no entanto, vai liberar R$ 300 mil, que serão usados para assistência técnica para os assentamentos e a elaboração de um plano de manejo sustentável. Conforme a portaria, será criado um mosaico de unidades de conservação abrangendo os parques com o fim de integrar a gestão dessas unidades, suas zonas de amortecimento e o corredor ecológico.

OESP, 12/03/2005, p. A29
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  • UC Serra das Confusões
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.