Ministro diz ter 'convicção' de que incêndio na Chapada dos Veadeiros foi criminoso

O Globo - https://oglobo.globo.com/ - 30/11/2017
Ministro diz ter 'convicção' de que incêndio na Chapada dos Veadeiros foi criminoso
Sarney Filho pediu punição aos responsáveis pela queimada, ocorrida em outubro

O Globo - Por Eduardo Barretto


O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, disse estar convicto de que foi criminoso o incêndio ocorrido em outubro no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Nesta quinta-feira, Sarney Filho pediu punição aos responsáveis pela queimada, que atingiu uma área equivalente a 65 mil campos de futebol. Ele afirmou acreditar que houve represália de proprietários de terras locais.

- Eu tenho uma convicção íntima de que realmente os incêndios lá foram criminosos - declarou o chefe do Meio Ambiente. Ele ainda afirmou que visitaria a região do Parque quando foi ampliado, em junho, mas foi desaconselhado por seguranças devido ao clima "hostil".

De acordo com Sarney Filho, o incêndio começou depois de aceiros - cortes na mata para evitar o prosseguimento do fogo, tirando-se o combustível da queimada -, e isso o leva a crer que o ato foi premeditado.

- Tinham se tomado algumas precauções fazendo aceiros, aquelas áreas desmatadas para o fogo não passar. E o fogo pegou depois do aceiro, segundo me foi informado. Então isso aí é uma coisa intencional - emendou, defendendo que a queimada foi "retaliação" pelo aumento do Parque. Sem citar nomes, Sarney Filho pediu punição "à altura do dano que eles causaram ao meio ambiente e à vida no planeta Terra".

Desde o incêndio - que durou de 17 a 29 de outubro e queimou 65 mil campos de futebol, o equivalente a um terço do parque - autoridades têm defendido a tese de que houve crime, intencional ou não. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente de Goiás já deram declarações nessa linha. Como trata-se de um parque nacional, as investigações competem à Polícia Federal.



https://oglobo.globo.com/brasil/ministro-diz-ter-conviccao-de-que-incendio-na-chapada-dos-veadeiros-foi-criminoso-22133358
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.