Naturatins e parceiros iniciam abertura de trilhas no Parque do Lajeado

Naturantins - http://naturatins.to.gov.br - 21/08/2009
Conforme ações previstas no Plano de Uso Público do PEL - Parque Estadual do Lajeado, realizado em parceria com a Adetur - Agencia de Desenvolvimento Turístico do Estado, o Naturatins Instituto Natureza do Tocantins dá início nesta sexta-feira, 21, aos trabalhos de levantamento das demandas e necessidades da estrutura física do parque, localizado na TO-020, km 24, sentido Aparecida do Rio Negro.

O objetivo é analisar os atrativos naturais e as necessidades estruturais, posteriormente discutir novas formas de exploração dentro do plano de uso público do parque, que está sendo encabeçado pela equipe técnica do Naturatins e que tem previsão de operação ainda este ano.

Na manhã desta sexta-feira, uma equipe formada por um técnico do Naturatins, um engenheiro e um arquiteto, ambos voluntários pela natureza, iniciam os trabalhos de levantamento de dados acerca das principais demandas e prioridades do local.

Nos trabalhos, os técnicos irão analisar as condições das áreas de camping, necessidades de construção de pontes, decks nos mirantes, entre outras. Após o levantamento detalhado é avaliação das condições atuais, o objetivo e fazer o planejamento de estrutura para o uso público do parque.

Neste fim de semana, 22 e 23, outro grupo de 10 pessoas, incluindo técnicos do órgão e voluntários, inicia as atividades de abertura das trilhas e avaliação da flora para posteriormente fazer a interpretação ambiental, que consiste na aplicação de placas de identificação nas espécies nativas do parque.

Segundo o gerente da APA/Lajeado - Área de Proteção Ambiental do Lajeado, Leonardo Candido, de acordo com o cronograma de atividades a serem realizadas em campo, como os trabalhos de abertura das trilhas estão dentro das previsões a curto prazo, devem ser finalizadas até a primeira quinzena de setembro. "A idéia é que até setembro o parque esteja devidamente pronto para receber visitas escolares, com trilhas concluídas e sinalizadas para melhor atender aos visitantes" disse.

Ainda de acordo com o gerente, a previsão é que neste fim de semana sejam concluídos 3.450 metros de trilha.

Voluntário pela Natureza

Lançado em maio de 2008 pelo Naturatins, o programa "Voluntário pela Natureza" tem como objetivo aproximar a sociedade das Unidades de Conservação do Estado, através de ações voluntárias que contribuam para a conservação do meio ambiente, proporcionando a troca de experiências entre voluntários e as UCs.

O trabalho voluntário ambiental poderá ser feito por qualquer pessoa, acima de 18 anos, que tenha interesse em trabalhar em prol do meio ambiente. Os interessados em fazer parte do programa podem procurar o órgão para obter mais informações sobre a sua contribuição.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Lajeado
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.