Naturatins prepara atividades de manejo integrado do fogo no Jalapão

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 11/05/2015
Técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) finalizam na quarta-feira, 13, a implementação das ações de aplicação de queimas prescritas na Área de Preservação Ambiental (APA) e no Parque do Jalapão. As atividades seguem a metodologia do Manejo Integrado do Fogo (MIF).

Durante o planejamento, reuniões e visitas foram feitas envolvendo toda a APA, Parque e entorno. Segundo a Inspetora de Recursos Naturais e Gerente Interina, Aline Vilarinho Rocha Aires Mel, o objetivo é a eficiência na proteção da biodiversidade de forma integrada com os comunitárias.

O trabalho iniciou-se em abril com o levantamento do conhecimento tradicional sobre o uso do fogo como elemento de conservação da biodiversidade. Diversos membros das comunidades relataram como é o uso do fogo e indicaram períodos, locais e frequências desejáveis para a aplicação das queimadas prescritas.

MIF

O MIF consiste na edificação participativa dos planos de proteção das áreas, considerando-se, além das técnicas difundidas de prevenção e combate, aspetos ecológicos, sociais e econômicos das comunidades envolvidas.

Parceiros

Além do Naturarins, equipes parceiras fazem partem da implementação do MIF: Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiro Militar do DF (CBMDF-GPRAM); Instituto Brasília Ambiental (IBRAM); Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UNB); Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Mateiros; Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Consultores contratados pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/5/11/naturatins-prepara-atividades-de-manejo-integrado-do-fogo-no-jalapao/
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.