Oficina Consultiva complementa dados para trabalho em Anavilhanas

Idesam - http://idesam.org.br/ - 26/11/2014
Nos dias 27 e 28 de novembro, o Idesam realiza, no município de Novo Airão ( a 180 km de Manaus), uma oficina consultiva com comunitários, pesquisadores e gestores para validação de informações sobre o Parque Nacional de Anavilhanas (PNA).

A atividade está prevista no planejamento de revisão do Plano de Manejo de Anavilhanas, que desde o ano de 2008 se tornou Parque Nacional, mas permanecia com um documento construído a partir do modelo Estação Ecológica, categoria de UC de proteção integral.

A oficina marca um dos primeiros contatos do Idesam com as comunidades locais. No evento, além de apresentar a agenda de trabalho dos próximos meses, os pesquisadores mostrarão os dados gerais - físicos, biológicos e socioeconômicos - já coletados sobre a UC, convidando os presentes a validar ou complementar as informações.

"Essa atividade nos ajudará a preencher algumas lacunas e os conhecimentos obtidos serão fundamentais para a construção do plano", destaca Jessica Cancelli, gerente do Programa Gestão de Unidades de Conservação do Idesam.

No segundo dia de atividades, os debates terão foco sobre o potencial turístico local. Divididos em grupos de trabalho, os participantes responderão a questões como "Que potenciais a região apresenta?", "Quais aspectos podem ser melhorados?", "Quais aprimoramentos podem motivar maior visitação?", entre outras.

"Todos os participantes terão a oportunidade de expor suas expectativas sobre a região, construindo o modelo conceitual da UC, com alvos de biodiversidade, potencialidades e ameaças e as estratégias de atuação", destaca Cancelli.



http://www.idesam.org.br/oficina-consultiva-complementa-dados-para-trabalho-em-anavilhanas/#.VH8Zr4XtMxB
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Anavilhanas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.