Parceria entre ICMBio e Instituto Mamirauá capacita pescadores de pirarucu

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 29/10/2009
O Instituto Chico Mendes e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), no Pará, promoveram dias atrás um curso de contagem de pirarucu na Reserva Extrativista (Resex) Auatí-Paraná, no Pará. Esse é o início de uma parceria que estava sendo desenhada através de ações pontuais, mas que começa agora a ganhar mais força.

A Resex Auatí-Paraná e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, por serem áreas contíguas, sofrem e causam influencias mútuas. Na verdade, a divisão é apenas no papel. A Resex federal, gerida pelo ICMBio, e a RDS estadual, administrada pelo Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), tem como co-gestor o IDSM.

A população local utiliza ambas as áreas, tem costumes e tradições parecidos, desenvolvendo atividades semelhantes, como o manejo do pirarucu. O IDSM e o ICMBio adotam ações em parceria como uma estratégia de fortalecimento da gestão das duas UCs.

A contagem do pirarucu é um método desenvolvido a partir do atrelamento do conhecimento tradicional ao conhecimento científico e se mostra como uma oportunidade de desenvolvimento que valoriza os conhecimentos das comunidades locais na busca por melhor qualidade de vida. Desta forma, aparece como uma experiência coerente com os objetivos de desenvolvimento sustentável esperados para a região da Amazônia brasileira.

O curso de formação de contadores tem como objetivo principal a capacitação dos pescadores que já atuam no manejo do pirarucu e visam o aprimoramento de suas técnicas. Entretanto, neste caso, foi além do objetivo geral esperado, já que a metodologia utilizada estimulou discussões que aparecem como base para que a contagem seja feita com responsabilidade e eficiência técnica.

Desde 1999, a região do Médio Solimões se destaca com o desenvolvimento do Manejo Participativo do Pirarucu (Arapaima gigas) no interior de UCs. Para isto, o IDSM, por meio do Programa de Manejo de Pesca, oferece assistência técnica através da capacitação dos atores envolvidos neste processo.

O IDSM, apesar de atuar prioritariamente nas RDS Mamirauá e Amanã, expande suas ações para as áreas do entorno a partir do estabelecimento de parcerias com organismos governamentais e não governamentais.

CURSO - A partir do trabalho de estímulo à mobilização e organização comunitária e à participação feminina é possível atingir maior sucesso no manejo, com o comprometimento dos atores envolvidos e o esclarecimento do papel de cada um neste processo. A forma como foi conduzido o curso permitiu que os comunitários percebessem que a contagem do Pirarucu não se resume a simples contagem dos peixes, mas envolve outras responsabilidades e um comprometimento de toda a comunidade, da Associação de Moradores e das organizações próximas.

É preciso que os pescadores, principais atores do processo, estejam envolvidos em todas as etapas do Manejo, já que são eles os detentores dos conhecimentos fundamentais para a sua realização, além de serem os principais beneficiados com a atividade. É essencial que haja um fortalecimento das parcerias entre as organizações envolvidas com a gestão das UCs, dando apoio principalmente no processo de capacitação e formação dos pescadores e possibilitando que estes tenham cada vez mais autonomia para atuar em todas as etapas do manejo.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  • UC Auatí-Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.