Parque Cristalino é tema do Globo Repórter desta sexta

Midianews-Cuiabá-MT - 28/01/2004
Nesta sexta-feira, dia 30, o programa jornalístico da TV Globo- Globo Repórter - vai mostrar espécies raras da avifauna brasileira existentes no Parque Estadual Cristalino, situado no norte de Mato Grosso, município de Alta Floresta. A equipe jornalística, liderada pelo repórter Francisco José visitou a região em dezembro último, passando primeiro pela base aérea da Serra do Cachimbo onde vai mostrar como vivem os militares brasileiros em meio à selva amazônica e depois seguiu para o Parque do Cristalino, onde ficaram por uma semana filmando animais raros e desconhecidos .

O programa apresenta a riqueza biológica da floresta mas também mostra a pressão que áreas tão importantes para a ciência estão sofrendo com o desenvolvimento desordenado. O programa vai mostrar a riqueza biológica do parque(185 mil hectares), com destaque para uma nova espécie de falcão( falconidae micrastur ou micrastur mintoni sp..) recém-descoberto pelo guia de observação de pássaros inglês, Andrew Writtaker.

Ao mesmo tempo que a ciência alerta para a extinção de espécies de animais existentes em nosso planeta, a Amazônia brasileira vai aos poucos surpreendendo pesquisadores com o surgimento de novas espécies, boa parte endêmicas. Em se falando de aves e primatas, a Amazônia Mato-grossense é um lugar especial, principalmente na região do Parque Estadual Cristalino, entre os municípios de Alta Floresta e Novo Mundo, divisa com o Pará. O local é considerado pelos cientistas que visitam a região desde 1977, uma das áreas mais ricas em diversidade de aves de toda a Amazônia Oriental. O Brasil é o segundo país com maior diversidade de pássaros depois da Colômbia, com 1950 espécies. Em todo o mundo são listadas 9.600 , sendo que só na América do Sul estão 3.300 espécies.

O Parque Estadual Cristalino que durante o percurso dos anos vem sendo visitado por vários ornitólogos , hoje mantém uma listagem de espécies superior a 500 e no ano passado foi destaque em publicações científicas internacionais por conta da descoberta do falcão . Andrew teve seu artigo publicado na Wilson Boletim, uma revista inglesa de ornitologia. Também é interessante o surgimento de um sapo amarelo e preto, da familia dos Dendrobatidae, do gênero Dendrobates, cujo nome da espécie somente será dado com a sua descrição. Sabe-se apenas que tem um veneno bastante poderoso, usado pelos indígenas da região.

Ecologia na tela global
Há quase 9 anos que a direção do Globo Repórter resolveu investir no jornalismo ambiental, mostrando a todo o Brasil a diversidade de ecossistemas e espécies da fauna do país. Para educadores ambientais, a atuação do jornalismo da Globo foi importante pois colaborou muito na conscientização ambiental mostrando inclusive quais são os animais da fauna brasileira quando ainda nas escolas se falava mais de leões, girafas e elefantes( fauna africana) .

Há 25 anos fazendo jornalismo na Rede Globo, o repórter Francisco José, cearense ,já fez 7 programas no estado de Mato Grosso-rios Paraguai e Cuiabá , rio Xingu no Parque Nacional do Xingú, rio Araguaia, rio São Benedito, rio Cristalino e no ano passado esteve no Pantanal de Poconé. "Chico", como é chamado, vai se envolve nas matas , mostrando a natureza e as curiosidades do que vivem dela e dentro dela.
(Josana Salles-Midianews-Cuiabá-MT-28/01/04)

UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cristalino
  • UC Cristalino II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.