Parque da Capivara dispensa funcionarios

OESP, Vida, p.A17 - 04/11/2005
Parque da Capivara dispensa funcionários
Cristina Amorim
O Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), quase fechou as portas neste mês. Em mais uma crise orçamentária, os 214 funcionários foram dispensados por falta de dinheiro para os salários.
A situação foi resolvida momentaneamente pela Casa Civil, que em ofício prometeu recursos para manter o parque aberto por dois meses. O dinheiro pode sair da Petrobrás, diz a diretora da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), Niède Guidon, co-gestora do parque.
Niède já propôs à Casa Civil um consórcio de estatais que bancaria o gasto do parque (R$ 400 mil por mês), deixando de lado a dependência financeira do Ibama e do Ministério da Cultura (MinC). "Os dois não têm orçamentos estabelecidos para nós", diz. "O Ibama daqui não tem dinheiro nem para colocar combustível nos seus carros."
A área foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1991 por conter alta concentração de desenhos rupestres. O status permitiu à Fumdham obter recursos internacionais para montar uma estrutura de visitação e conservação que poucos parques apresentam no País. Há intensa pressão de caçadores ilegais e de moradores da região que promovem queimadas.
Em 2001, começaram os problemas financeiros e a busca por dinheiro nos órgãos federais, algumas vezes contingenciados. Em pelo menos duas ocasiões, 2003 e 2004, funcionários foram demitidos por falta de verba. O MinC admite que não tem dinheiro para regularizar a situação dos funcionários atualmente.

OESP, 04/11/2005, p. A17
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.