Parque do Cantão sedia curso sobre Monitoramento da Conservação da Biodiversidade

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 11/08/2016
Acontece desde a última segunda-feira, 8, no Auditório do Parque Estadual do Cantão, em Caseara, e segue até a próxima sexta-feira, 12, o Curso de Capacitação no Protocolo do Programa de Monitoramento "in situ" da Biodiversidade em Unidades de Conservação. 36 técnicos de unidades de conservação do Tocantins e de seis estados da Amazônia participam do curso que é ministrado por técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).

De acordo com a responsável pelo curso, Tathiana Chaves de Souza, que é coordenadora de Monitoramento da Conservação da Biodiversidade do ICMBio, o principal objetivo é fazer um contínuo e de longa duração monitoramento do estado, do manejo e do uso da biodiversidade e seus recursos e serviços associados. Também estarão sendo o monitoramento de espécies ameaçadas de extinção em todo o território nacional.

Durante a abertura do curso, o superintendente de Gestão Ambiental, Natal César Castro, que representava o presidente do Naturatins, Herbert Brito Barros, destacou que o curso traz importantes conhecimentos para os colaboradores das unidades de conservação do Tocantins. Ele frisou ainda que a gestão do Naturatins está empenhada em manter todas as parcerias, especialmente com o programa ARPA, que tem sido fundamental para o Parque do Cantão.

No primeiro dia o curso foi somente teórico, quando foram mostrados os parâmetros ecológicos de alvos da biodiversidade, tais como medida, riqueza, diversidade, abundância e biomassa, dentre outros, relatou Tathiana Chaves. Além disso, os técnicos também conheceram os protocolos para monitoramento dos indicadores globais do Programa, sendo: Mamíferos (grande e médio porte), Plantas Lenhosas (arbóreas e arborecentes), Aves Selecionadas e Borboletas Frugívoras.

Disponibilização

A expectativa, segundo Tathiana Chaves, é que os dados coletados pelo Módulo Básico do Programa sejam disponibilizados publicamente através do Sistema que estará acoplado ao Portal da Biodiversidade, que está dentro da Plataforma do Ministério do Meio Ambiente. Esta disponibilização possibilitará às instituições participantes a análise em relação a tendências de distribuição e ocupação de espécies frente às mudanças climáticas e outras pressões e ameaças, de modo que as medidas de conservação possam ser atualizadas, informou a representante do ICMBio.

Implantação

Ao chegarem em suas unidades de conservação, os participantes do curso vão atuar como multiplicadores e vão fazer os arranjos locais para implementação do Programa. Isso poderá acontecer através de cooperação com ONGs, ou com instituições de ensino e pesquisa (universidades), instituição de programas de voluntariado, contratação de serviços, por parcerias com outras unidades de conservação, centros de pesquisa ou colaboradores eventuais.

Tathiana destaca também a necessidade de envolvimento das comunidades locais para o Monitoramento Participativo de Base Comunitária. Neste caso, o objetivo é estimular e reconhecer o potencial de contribuição dessas comunidades com as unidades de conservação. Ela também aponta que a adesão das UCs aos protocolos é um importante para fortalecer a rede de monitoramento em favor da conservação da biodiversidade.

Participaram representantes dos estados do Acre, Roraima, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins e Mato Grosso. O curso é oferecido com apoio e patrocínio do Programa ARPA, Ministério do Meio Ambiente, Naturatins, ICMBio, WWF, KFW, Cooperação Alemã, Banco Mundial, GEF, BNDES, Fundo Amazônia, BID, Margareth A.Cargill Fundation, Gordon and Betty Moore Fumdation, Anglo American, Funbio e Governos dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins e Pará.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/8/11/parque-do-cantao-sedia-curso-sobre-monitoramento-da-conservacao-da-biodiversidade/
Biodiversidade:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.