Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros volta a ser atingido por incêndio e tem visitação suspensa

G1 - http://g1.globo.com/ - 19/10/2017
Na última semana, chamas queimaram outros pontos da unidade. Segundo o Ibama, fogo é criminoso e já atinge mais de 9 mil hectares.



O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na região nordeste de Goiás, voltou a ter focos de incêndio. Mais de 100 brigadistas estão na unidade, que é considerada Patrimônio Natural da Humanidade, para combater as chamas nesta quinta-feira (19). Por questão de segurança, a visitação ao local está suspensa por tempo indeterminado.

"Fechamos o parque para visitação até que o fogo esteja controlado e não haja mais risco para os visitantes porque com o fogo fora de controle teríamos de fazer uma evacuação sem saber onde exatamente as pessoas estão", explicou ao G1 o coordenador de prevenção e combate a incêndios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cristhian Berlinck.

Os focos de incêndio começaram na última terça-feira (17), um na região do Pouso Alto e outro nas proximidades do Rio Preto. De acordo com o ICMBio, o fogo já atingiu 9,4 mil dos 240 mil hectares da unidade.

A ação de combate às chamas é realizada pelo ICMBio em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Além dos 115 brigadistas e voluntários ligados aos órgãos, a força-tarefa conta com quatro aviões tanque de lançamento de água e um helicóptero.

As entidades informaram que solicitaram no fim desta manhã auxílio ao governo estadual no combate ao incêndio. Eles pedem o apoio do Corpo de Bombeiros e de aeronaves.

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídrico, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) informou que busca soluções e traça estratégias integradas de ação que coíbam incêndios em unidades de conservação.

Incêndios criminosos

Coordenador do núcleo de operações de combate a incêndios do Ibama, Devalcino Francisco de Araújo explicou que, além do combate, as equipes também fazem trabalho de orientação e fiscalização para evitar que pessoas coloquem fogo na mata.

"Todos os incêndios são criminosos, pessoas que foram queimar roça, lixo ou que colocaram propositalmente", disse Araújo ao G1.

Além do incêndio desta semana, outros dois focos atingiram o parque na última semana. Os agentes levaram quase quatro dias para fazer o combate.

Só neste ano, o Parque da Chapada dos Veadeiros teve 30 mil hectares queimados. As entidades ainda estimam os danos às fauna e à flora.

Chapada dos Veadeiros

Neste ano, o presidente Michel Temer (PMDB) assinou um decreto que ampliou a área total do parque. Com isso, a extensão da unidade de conservação passou de 65 mil para 240 mil hectares.

Anteriormente, o parque abrangia as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. Com a mudança, outros três municípios também foram incluídos: Teresina de Goiás, Nova Roma e São João D'Aliança.

A unidade de conservação, que é uma das mais importantes do Cerrado, é o habitat de várias espécies em extinção ou que só existem no local, como o lobo-guará e a onça pintada.



https://g1.globo.com/goias/noticia/parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros-volta-a-ser-atingido-por-incendio-e-tem-visitacao-suspensa.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.