Parque Nacional da Serra da Capivara é modelo de gestão

http://www.to.gov.br/secom/noticia.php?id=17025 - 28/11/2007
Pensando em aprender com os exemplos já consolidados e que poderão incentivar a iniciativa privada, os gestores municipais e os próprios agentes públicos, a Adtur - Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins está realizando o projeto "Apreender Turismo", onde em parceria com o Ministério do Turismo, trouxe a São Raimundo Nonato, Sul do estado do Piauí, um grupo de agentes de viagens, secretários de turismo, representantes de Ongs, técnicos e jornalistas para vivenciarem e conhecerem o Parque Nacional da Serra da Capivara, citado como modelo de exploração turística sustentável.

Viajando 1.340 quilômetros a partir de Palmas, com acesso pela Bahia, a comitiva visitou esta semana o desfiladeiro principal do parque, guiados por agentes de visitação da FUNDHAM - Fundação Museu do Homem Americano, que, ao lado do Ibama, forma o duo de gestores desta Área de Preservação Permanente. Foram vistos sítios arqueológicos completamente conservados, com um acervo de pinturas rupestres gravadas nas rochas há mais de quatrocentos milhões de anos e hoje objetos de pesquisa de universidades brasileiras como a USP - Universidade de São Paulo, antropólogos e paleontólogos estrangeiros, principalmente da França, comandados pela mundialmente conhecida antropóloga Niéde Guidon, que dedicou seus últimos trinta anos a tentar provar a presença do homem nas Américas há mais de trinta e cinco mil anos, já tendo evidências desta tese que contradiz outras já existentes.

O parque, de 130 mil hectares, tem 400 quilômetros de estradas, que podem ser percorridos por veículos, e trilhas rasteiras e íngremes, como a que sobe para o "Baixão das Mulheres", onde em determinados pontos rasteja-se de quatro. A estrutura é modelo de gestão, com 150 guarda-parques (ex-caçadores) trabalhando desde a recepção em 15 guaritas de controle, 30 guias e técnicos do Museu do Homem Americano. Um destaque é a sinalização bem feita nas trilhas que dão acesso aos atrativos, todos identificados em placas bem conservadas, além de passarelas e escadas que conduzem os visitantes aos cânions, cavernas e boqueirões que formam o mais completo complexo de gravuras rupestres das Américas. Preocupação com a conservação da área e sítios é denunciada pela existência de lixeiras fechadas espalhadas pelo parque, por depósitos concretados formando bacias cheias de água, feitas para saciar a sede dos animais e controlar a água das chuvas para que estas não deteriorem a base das rochas em processo erosivo.

O Parque Nacional da Serra da Capivara, criado em 1978, está a 100 quilômetros do rio São Francisco, e a primeira escavação foi feita em 1973. Existem 165 sítios arqueológicos abertos para visitação e 962 inventariados, que atraem um fluxo de 10 mil turistas ao ano. O bioma caatinga predomina, em meio a planícies e grandes maciços de serra. Com estes benefícios do turismo, no município de São Raimundo Nonato, de 30 mil habitantes já foram construídos cinco novas pousadas e hotéis.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.