Parque Nacional da Serra dos Órgãos completa 75 anos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 28/11/2014
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) completa no próximo domingo, dia 30 de novembro, 75 anos de atividades. Para celebrar a data, os gestores da Unidade de Conservação (UC) reservaram o dia para desenvolver várias atividades de lazer com os visitantes, turistas e familiares na sede do Parque, em Teresópolis.

Fazem parte da programação atrações musicais, apresentações teatrais, gincanas, trilhas guiadas, stands temáticos e diversas atividades recreativas para as crianças. "O evento é aberto ao público e a entrada é franca. As atividades acontecerão, inicialmente, das 8h às 14h. Teremos também várias brincadeiras, distribuição de brindes e uma exposição sobre as sementes da Mata Atlântica", destacou o chefe da Unidade, Leandro Goulart.

Sobre o Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Com uma área total de 20.024 hectares, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, abriga mais de 2.800 espécies de plantas e uma fauna bastante diversificada: 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas, ou seja, que existem apenas na região.

Criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da região serrana do Rio de Janeiro, o Parque é reconhecido como um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel, além de possuir fantásticas cachoeiras e a maior rede de trilhas do Brasil, com mais de 200 km e diversos níveis de dificuldade. Já entre as escaladas, destacam-se o Dedo de Deus, marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, considerada uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/5382-parque-nacional-da-serra-dos-orgaos-completa-75-anos.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.