Parque Nacional do Itatiaia, RJ, está contaminado, diz pesquisa

G1 - http://g1.globo.com/ - 05/09/2016
Entre os agrotóxicos está o endosulfan, pesticida proibido no Brasil.
Monitoramento vai investigar impacto da contaminação na área preservada.


Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriu que o Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, está contaminado por agrotóxicos, entre eles o endosulfan - pesticida proibido no Brasil desde 2014.

Os pesquisadores constataram que os venenos evaporam do solo em outros locais e chegam às nuvens. Por causa do vento, viajam para longe, caem em forma de chuva e acabam se instalando em partes altas como o Parque Nacional do Itatiaia.

O monitoramento começou há quatro anos e vai, a partir de agora, investigar o impacto da contaminação na área preservada.



http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2016/09/parque-nacional-do-itatiaia-rj-esta-contaminado-diz-pesquisa.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.