Parque Nacional em Teresópolis, RJ, ainda está em situação de alerta

G1 - http://g1.globo.com/ - 21/10/2015
Piscina natural não está totalmente cheia.
Centro de visitação e banheiros funcionam normalmente.


Apesar de ter sido reaberto na segunda-feira (19), o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, ainda não está com o abastecimento totalmente normalizado. A piscina de água natural está enchendo aos poucos, mas já existe água para os banheiros, manutenção do centro de visitação e bebedouro. Segundo Jorge Luiz Nascimento, coordenador de uso público do Parnaso, a chuva do fim de semana ajudou a reabastecer os reservatórios, mas eles ainda não chegaram ao nível ideal.

"O tempo ameno está favorecendo por não termos muita perda de água através de evaporação, mas se tivermos mais duas semanas de sol forte e calor ficamos em perigo novamente", contou Jorge, explicando que, no momento, o parque está em estado de alerta.

Ele afirma que a gestão do parque está buscando formas de melhorar o sistema de abastecimento. "Estamos pensando em alternativas, mas isso não é algo rápido. A situação ainda não é favorável e só voltará ao normal caso caia uma chuva mais forte", explicou o coordenador.

Desde que reabriu, o espaço recebeu poucos visitantes. Ainda de acordo com Jorge, apenas a parte baixa do Parnaso ficou fechada no sábado (17) e no domingo (18), mas o problema de abastecimento atinge toda a sede de Teresópolis.

Relembro o caso

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), fechou no sábado (17) pela primeira vez em quase 76 anos de história do espaço. A decisão foi tomada pela administração do local em função do longo período de estiagem e a falta de água para manutenção da piscina, do centro de visitantes e dos banheiros.



http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2015/10/parque-nacional-em-teresopolis-rj-ainda-esta-em-situacao-de-alerta.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.