Parque Serra da Capivara pode demitir 140 funcionários por falta de verbas

G1 - http://g1.globo.com/ - 11/11/2013
Por falta de verbas, o Parque Nacional Serra da Capivara pode demitir pelo menos 140 funcionários. A informação foi dada pela arqueóloga Niéde Guidon, que esteve em Teresina para conversar com o governador Wilson Martins.

No encontro, realizado na sexta-feira (9), ela falou sobre a situação financeira do Parque e disse que senão houvesse investimento, um número significativo de funcionários pode ficar desempregado. Além disso, a Fundação do Homem Americano está preocupada com as obras do aeroporto de São Raimundo Nonato.

Segundo a arqueóloga, os Ministérios da Cultura e Meio Ambiente não enviaram verba suficiente para manter a estrutura e pagamento dos salários dos funcionários do Parque da Serra da Capivara.

"Tínhamos 2.070 funcionários, mas sem dinheiro não conseguimos manter o salário dos trabalhadores e despedimos alguns em 2003. Atualmente, temos 140 funcionários que correm o risco de serem demitidos se não conseguirmos recursos. É um problema muito grave para a região já que o Parque é um grande empregador. Além disso, corremos o risco de ficar sem proteção", afirmou a pesquisadora.

Ainda de acordo com Niéde Guidon, o governador Wilson Martins se comprometeu a pagar o salário pelo menos dos funcionários que fazem a segurança da guarita de entrada do Parque da Serra da Capivara, garantindo assim a segurança do local.

Niéde Guidon ressaltou ainda que a falta de recursos não prejudica o desenvolvimento das pesquisas, pois estas estão sendo realizadas com recursos da França e dos Ministério de Ciência e Tecnologia e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Para a pesquisadora, se o aeroporto e uma rede de hotéis funcionassem em São Raimundo Nonato haveria um número maior de visitas ao Parque da Serra da Capivara. Ela estima seis milhões de turistas por ano e com este número de visitas, o parque seria auto-sustentável. "O Parque é patrimônio da humanidade. No local há 172 sítios preparados para visitação pública e não há no mundo nada parecido. Precisamos de R$ 300 mil por mês para manter as despesas e se houvesse mais turistas, o Parque teria condições de se manter", revelou.

A arqueóloga disse que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiará a construção do Museu da Natureza na cidade de Coronel José Dias, mas exigiu que o aeroporto de São Raimundo Nonato seja homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

"Quando fomos atrás deste documento descobrirmos que o aeroporto está registrando como sendo uma propriedade privada do governo do estado e neste caso, eles não financiam, pois o aeroporto sendo privado não permitirá o tráfego de companhias aéreas. Por isso solicitamos ao governador Wilson Martins que o aeroporto seja homologado como algo público. Ele se sensibilizou e disse que esta mudança será feita", explicou a pesquisadora.



http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/11/parque-serra-da-capivara-pode-demitir-140-funcionarios-por-falta-de-verbas.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.