Parque Serra da Capivara vai receber R$ 738 mil da Semar

GP1 - http://www.gp1.com.br/ - 02/09/2016
De acordo com o secretário Ziza Carvalho, o governo pretende contribuir com a manutenção do parque.


O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMAR está formalizando mais um termo de parceria que irá beneficiar a Fundação Museu do Homem Americano - FUMDHAM. Estão sendo destinados recursos no valor de R$ 738 mil para custear as despesas com o parque Serra da Capivara.

O parque enfrenta sérias dificuldades desde 2014. A unidade de conservação que é de responsabilidade do ICMbio, não dispõe de recursos para garantir as despesas de conservação da infraestrutura que sustenta o acesso e a pesquisa em mais de mil grutas rupestres.

De acordo com o secretário Ziza Carvalho, o governo pretende contribuir com a manutenção do parque. "A arqueóloga Niéde Guidon nos procurou e estamos buscando os meios possíveis para colaborar com a manutenção do parque da Serra da Capivara, um patrimônio da humanidade", ressalta Ziza Carvalho.

Relembre o caso

No dia 16 de agosto, a pesquisadora Nièden Guidon, que desde 1970 administrava a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdhan), responsável pela manutenção do Parque, comunicou sua saída da presidência do local por falta de recursos.

No dia seguinte (17), o parque que possui mais de 130 mil hectares, abrange quatro municípios - São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Canto do Buriti e Coronel José Dias - e abriga os vestígios mais antigos da ocupação humana no Brasil e, possivelmente, na América, amanheceu fechado. No mesmo dia, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou por meio de nota, um repasse emergencial de um milhão de reais para o local.



http://www.gp1.com.br/noticias/parque-serra-da-capivara-vai-receber-r-738-mil-da-semar-400577.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.