Resposta do ICMBio

O ECO - www.oeco.com.br - 14/09/2009
A nota "Cadê o dinheiro do Eike?" gerou comentários de Julio Gonchorosky, diretor substituto da Diretoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral do Instituto Chico Mendes (ICMBio). Segundo ele, dos 11 milhões de reais doados pelo empresário Eike Batista em 2008, já foram aplicados 312 mil reais no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Para o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, já foram encaminhados 240 mil reais. E para o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, 65 mil reais onde, segundo O Eco apurou, não havia chegado nada. O acordo prevê o repasse dos recursos em 10 anos.

Gonchorosky garantiu que já foram adquiridos e entregues às unidades de conservação veículos, computadores, móveis, telefones, etc. "As ações em Fernando de Noronha levam mais tempo para se concretizar porque envolvem quase exclusivamente realização de obras, que demandam muito mais atividades por parte do ICMBio e da patrocinadora para se concretizar. Os trabalhos estão em andamento", escreveu o diretor.

José Augusto Ferraz, chefe do Parque Nacional do Pantanal, também fez comentários e assegurou que lá parte dos recursos chegou. Neste ano, o parque recebeu uma caminhonete, um grupo gerador de energia elétrica, conjunto de abastecimento de água e um comunicado sobre aquisição de equipamentos de informática, módulos de energia fotovoltaica, barcos, motores, equipamentos de jardinagem e eletrodomésticos.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lençóis Maranhenses
  • UC Pantanal Mato-Grossense
  • UC Marinho de Fernando de Noronha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.