Revista nacional destaca o Parque Nacional da Serra da Capivara

180 graus - http://180graus.com - 05/04/2011
A revista TAM Nas Nuvens traz na sua edição de abril de 2011 reportagem de dez páginas sobre o Piauí. A equipe da revista, na companhia de Ariano Suassuna e Niède Guidon, explorou toda a beleza e exuberância do Parque Nacional Serra da Capivara, o berço do homem americano. A matéria é escrita por Edoardo Rivetti e ilustrada com belíssimas fotografias de André Moraes e Marcelo Lerner.

A viagem começou em Recife (PE), com uma conversa com Ariano Suassuna, que falava sobre as raízes profundas do homem brasileiro, que hoje sabe-se remontam há 50 mil anos e iniciaram na Serra da Capivara, Sul do Piauí. O escritor trata as pinturas rupestres como arte e não como documento da arqueologia.

A viagem partiu do Recife rumo ao Piauí, mais precisamente à cidade de São Raimundo Nonato, em uma comissão da Editora Beca (especializada em livros acadêmicos) com vistas à preparação de um livro sobre a obra de Niède Guidon e sua teoria de ocupação humana nas Américas. Esse é o mesmo deslocamento que o homem americano fez há 50 mil anos.

O sertão do interior de Pernambuco e do Sudeste do Piauí durante a expedição estava verde. Eles perceberam uma grande quantidade de jumentos abandonados pelas estradas. A reportagem também menciona os animais que viveram na época como a preguiça-gigante, tatu-gigante, smilodon (tigre-dentes-de-sabre).

"Depois de pintores como Chagall e Picasso terem se inspirado na arte pré-histórica, ninguém tem o direito de olhar a arte rupestre por cima do ombro", disse Suassuna. "O Parque Nacional Serra da Capivara é considerado pela ONU um dos melhores da América. É um bem público. Isto é do Brasil", afirma Niède Guidon.

A reportagem destaca o trabalho de Niède Guidon, a pesquisadora brasileira que fez doutorado em Arqueologia pela Universidade de Sorbonne, de Paris. Ela é vista como a principal articuladora da criação do parque, em 1979 e seu esforço para que o local fosse reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1991. "Há 20 anos foi feito um estudo que mostrava um potencial turístico excepcional, estimado em mais de cinco milhões de turistas por ano. Com isso, nós estabelecemos como princípio o desenvolvimento econômico e social da região para conseguirmos a proteção do meio ambiente e da cultura", disse Niède Guidon.

A Fundação do Homem Americano foi escolhida pela Unesco para ser a coordenadora americana de um trabalho de padronização do modelo de armazenamento digital de toda a arte rupestre mundial proposto pela organização.A revista TAM é distribuída para todos os passageiros que embarcam na companhia.



http://180graus.com/cultura/revista-nacional-destaca-o-parque-nacional-da-serra-da-capivara-416667.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.