Sem apoio dos Governos, Parque Serra da Capivara está ameaçado

Portal o Dia - http://www.portalodia.com - 15/08/2015
Doações e apoio da Petrobras ajudam, mas são insuficientes para manter parque funcionando por muito tempo.


Graças a doações, apoio da Petrobras e repasses de um convênio atrasado desde 2014 com o Governo do Piauí, a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), entidade científica que administra em regime do cogestão o Parque Nacional Serra da Capivara, garantiu que os serviços de manutenção da reserva e o funcionamento das guaritas de acesso público e de serviços serão mantidos, pelo menos, até o próximo mês de outubro.

A pesquisadora Niéde Guidon, 82 anos, garantiu que os recursos são emergenciais e não resolvem o principal problema, que é a garantia dos serviços anuais na reserva federal, entre eles estão o pagamento da folha dos funcionários que trabalham diretamente na unidade de conservação. A ONG mantém contratos de cogestão e parcerias para a proteção do Parque Nacional desde a década de 1990. Primeiro o IBAMA e desde sua criação o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, sempre enfrentaram problemas financeiros, assim como falta de fiscais e analistas ambientais, por estas razões a FUMDHAM nunca deixou de procurar outras fontes de recursos.

Atualmente, as ameaças que rondam a Serra da Capivara têm alcançado forte repercussão na mídia do Brasil e do exterior. A principal preocupação é com a integridade dos sítios arqueológicos do parque que levaram a UNESCO a declarar a região como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Com a crise também se intensificam as ameaças de caça e ações predatórias dos sítios arqueológicos que abrigam o maior e mais bem conservado conjunto de pinturas rupestres do Brasil, além de colocar em risco animais da nossa fauna que já estão em situação preocupante de conservação, caso da onça-pintada, das quatro espécies de tatus que ocorrem no parque e muitos outros animais e plantas.

Até a presidente Dilma Rousseff foi comunicada da crise que a Serra da Capivara enfrenta ano após ano. Uma solução que garantiria a manutenção dos trabalhos no parque seria os governos federal e estadual criarem um mecanismo que pudesse garantir recursos permanentes para conservação do Parque Nacional Serra da Capivara.



http://www.portalodia.com/noticias/piaui/sem-apoio-dos-governos,-parque-serra-da-capivara-esta-ameacado-244454.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.