Serra dos Órgãos abre temporada de montanhismo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 11/05/2017
Evento no parque nacional no estado do Rio será sábado (20) e terá trilhas, muro de escalada, waterline em piscina natural, corrida de aventura, além de bate-papo sobre trilhas. Inscreva-se já!



O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, unidade de conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no estado do Rio de Janeiro, abre no sábado (20) a temporada de montanhismo. O período, que vai de maio a setembro, é perfeito para a exploração de montanhas, trilhas ecológicas e prática de esportes radicais. O evento será na entrada principal, em Teresópolis. Veja como chegar

No evento de abertura, o parque vai oferecer trilhas guiadas, muro de escalada, exposições, apresentação de waterline (variação do slackline, modalidade esportiva em que a pessoa se equilibra sobre faixa elástica) em piscina natural, bate-papo sobre montanhismo e o desafio 360 trail run (corrida em trilha). Para participar, basta se inscrever aqui, informando as atividades desejadas. A entrada será gratuita a todos os inscritos que levarem um quilo de alimento não perecível.

A abertura da temporada de montanhismo é uma atividade promovida no Rio de Janeiro pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) e ocorre, desde 2012, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. "A ideia de ter uma abertura no parque é promover um dia de atividades para demonstrar a importância da unidade para os moradores da região", conta o coordenador de Uso Público da UC, Leonardo Martins Gomes.

Agregar as pessoas

Ao todo, são quatro trilhas guiadas disponíveis: Trilha da Pedra do Sino; Trilha da Agulhinha do Beija-Flor; Trilha 360; e Trilha Primavera. Os visitantes também podem utilizar outras trilhas não guiadas. "Com as trilhas guiadas, a ideia é agregar as pessoas em grupos, tornar o dia interativo e promover enriquecimento com informações do meio ambiente e da ecologia aqui do Parque", esclarece Gomes.

Segudo ele, as trilhas são acessíveis para pessoas com todas as idades. A mais longa (Trilha 360) tem a duração de três horas. É recomendável a utilização de roupas leves para a prática de esportes e um cantil com água.

Para a chefe de escritório Letícia Tayt-Sohn de Araújo, a ocasião é perfeita para percorrer a Trilha da Pedra do Sino, a última que falta para ela completar todas as trilhas no parque. "Ela [a Trilha da Pedra do Sino] é longa e puxada, a preparação tem que ser mais intensa. Também não tinha feito por falta de oportunidade de ir em grupos como vai ser agora", disse Letícia.

Quem não quiser fazer as trilhas poderá curtir outras atrações. Para os aficionados em corrida de aventura, haverá o desafio 350 trail run, com circuitos de 5 km e 8 km. Serão oferecidos ainda muro de escalada para as crianças, apresentação de waterline, exposições e, para os mais quietos, um bate-papo com o coordenador de Uso Público do ICMBio, Pedro Menezes, sobre estruturação de trilhas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8916-serra-dos-orgaos-abre-temporada-de-montanhismo
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.